segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Frota de motos sobe 41% em Santarém.

No AMAZÔNIA:

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) mostra que o município de Santarém tem muita moto e pouco ônibus para atender a população. De acordo com os números, Santarém tem 12.448 motocicletas e apenas 433 ônibus registrados. Essa disparidade equivale a um ônibus para cada 692,8 habitantes e a uma moto para cada 24,1 habitantes santarenos. A conclusão é a de que circulam 28 vezes mais motos do que ônibus pelas ruas da cidade.
A frota de motocicleta aumentou 41% nos últimos seis meses. O principal motivo alegado para esse crescimento em Santarém é o surgimento do transporte alternativo de mototáxi. Apesar de o serviço está regulamentado perante o poder público municipal, milhares de motociclistas exercem a profissão na 'clandestinidade'.
'Antes não existia o trabalho de motocicleta credenciado pela prefeitura, agora este trabalho existe, e isso, motiva as pessoas a terem motos', explicou Nilson Santos, gerente do Detran de Santarém. Um dos exemplos é de Rodrigo dos Reis, 26. Com uma filha pequena para criar e desempregado, ele adquiriu uma moto por meio de um consórcio e resolveu trabalhar como 'mototáxi clandestino'. Fatura até R$ 70,00 por dia. 'Foi o jeito que encontrei para sustentar minha filha e minha esposa', contou o rapaz

Um comentário:

Anônimo disse...

O aumento no número de clandestinos no município de Santarém, se dá devido a falta de pulso da Secretaria Municipal de Trânsito- SMT. O sindicato dos mototaxistas já está se preparando para fazer manifestações nas ruas da cidade, pois nada está sendo feito pela SMT. Já está sendo falado pelas ruas que os clandestinos estão montando uma comissão e um prédio para eles se reunirem, e a SMT não faz nada.
Isso ainda vai render muita confusão é só esperar para ver.