quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Disputa gera prisão

No AMAZÔNIA:

A Polícia Civil deteve três homens, escoltados pela Guarda Municipal, que ontem de manhã retiravam placas colocadas pelo governo do Estado ao lado das placas de obras da prefeitura de Belém. O flagrante do delito resultou na abertura de um inquérito policial pelo diretor da Seccional da Marambaia, Kelton Mamede, e expõe a briga com contornos eleitorais entre o Executivo municipal e estadual sobre a divulgação da origem dos recursos de algumas obras em Belém, sobretudo na área de saneamento.
De acordo com informações da Secretaria de Estado de Comunicação Social (Secom), por meio de denúncias anônimas foi informado que as placas informativas do governo do Estado estavam sendo retiradas havia algumas semanas por pessoas contratados pela prefeitura de Belém com proteção da Guarda Municipal. Por volta de 11h, policiais civis detiveram as três pessoas em flagrante, agindo na rodovia do Tapanã, próximo à rodovia Augusto Montenegro.
O órgão estadual informa que foram espalhados pela cidade, junto às obras da prefeitura, cerca de 100 placas para informar parte da origem dos recursos empregados nos empreendimentos, uma vez que o município omitia essa informação, na maioria dos casos.
O material em poder do trio foi apreendido e o diretor da Seccional Urbana ouviu os envolvidos no caso, incluindo representantes da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan). Lá, a assessoria de Imprensa da secretaria informou que, de fato, as placas estavam sendo retiradas a mando da administração municipal. No entanto, não foram todas. Eles garantem que o serviço estava sendo feito somente nas obras que não receberam recursos do governo estadual.
A Secom contesta e promete apresentar a lista de empreendimentos em que o Estado repassou dinheiro à prefeitura por meio de convênios e outras fontes, como o Fundo de Desenvolvimento do Estado (FDE). O delegado responsável pelo caso, no início da noite, liberou os trabalhadores detidos e prometeu investigar a situação.

Nenhum comentário: