terça-feira, 25 de março de 2008

Chávez passa seis horas em Belém nesta quinta

No AMAZÔNIA:

O líder político mais polêmico da América Latina chega ao Pará nesta quinta-feira. O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, desembarca em Belém por volta das 16 horas e encerra sua passagem pela capital às 22 horas. Ele vem de visitas aos Estados de Pernambuco e Maranhão. Chávez encontrará a governadora do Pará, Ana Júlia Carepa, e participará da Conferência Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável. O encontro com a chefe do Executivo no Estado deve resultar na assinatura de termos de cooperação nas áreas de Educação e Comércio.
O secretário de Estado de Governo, Cláudio Puty, integra a comissão encarregada de fazer os preparativos para a vinda de Chávez ao Pará. Uma das parcerias a serem firmadas entre um Estado da Venezuela e o Pará diz respeito ao intercâmbio educacional e cultural entre estudantes paraenses e venezuelanos por meio do Sistema Mariátegui. Ainda na área de educação, o Estado deve assinar um termo de cooperação para instalar escolas agroecológicas, um projeto destinado a incentivar e qualificar a agricultura familiar, experiência que vem dando certo na Venezuela.
A visita de Chávez ao Pará pode também intensificar o comércio de gêneros alimentícios, travado entre o Estado e a Venezuela.
Atualmente, os produtores de gado em terras paraenses escoam grande parte do boi em pé para a Venezuela. Puty afirma que há interesse do governo em verticalizar essa relação, estimulando a venda também de carne e outros gêneros alimentícios industrializados. O secretário comenta que é uma oportunidade de intensificar o comércio exterior com essa nação, como já ocorre com o Paraná, que exporta para os venezuelanos ovos, frangos e outros itens.

Mais aqui.

Nenhum comentário: