terça-feira, 24 de maio de 2022

Vai ter golpe?


Amiga minha, antibolsonarista, está há uns três meses vivendo uma espécie de pesadelo do golpe.
Quase toda semana, me manda um zap: "Tu achas que vai ter golpe?"
Como ela pede minha opinião, eu explico-lhe, ou melhor, já lhe expliquei várias vezes o seguinte:
1. Não há, pelo menos neste momento, apoio popular para um golpe. Pesquisas têm demonstrado que a maioria esmagadora dos brasileiros acredita na democracia. E portanto um golpe, agora, não teria adesão popular.
2. As instituições estão funcionando normalmente. Inclusive o Legislativo e o Judiciário, que em vários momentos têm enfrentado as tentações fascistas do bolsonarismo.
3. Um golpe, caso exitoso, teria repercussões catastróficas para o País, inclusive econômicas, eis que o governo golpista poderia virar alvo de graves sanções da comunidade internacional.
4. Bolsonaro é um fascista. Ele nunca foi um democrata. Não discuto que sonhe em dar um golpe, mas não vai conseguir. E acho mesmo que, porque sabe que não vai conseguir, é muito provável que nem tente.
5. Bolsonaro é um covarde. Ainda que pretenda dar um golpe, vai arregar em cima da hora.
6. Em resumo - eu digo para a minha amiga -, acho que não vai ter golpe.
Mas não adianta.
Poucos dias depois, lá vem a pergunta de novo, pelo zap: "Mas será que não vai ter golpe?"
E começa toda a lenga-lenga novamente.
Acho que ela imagina um cenário mais ou menos assim: qualquer dia desses, Bolsonaro vai acordar, guardar a arma no armário (já que ele próprio confessou que dorme com uma ao lado da cama), checar no celular as últimas fake news que seus fanáticos disseminam e convocar os generais para uma reunião no Palácio da Alvorada mesmo. Reunidos todos os milicos, ele faz a convocação: "E aí? Vamos dar um golpe amanhã de manhã? Salve!"
Esse é o cenário que ela mais ou menos imagina.
Eu já expus-lhe a opinião de que a coisa não funciona assim, mas, repito, não adianta.
Hoje, me lembrei desse tema ao ler essa excelente coluna assinada por Hélio Schwartsman, na página 2 da Folha.
Ele alinha praticamente os mesmo argumentos que eu. Por isso, já mandei o artigo para a amiga. Cheguei a grifar os pontos principais, pra ver se ela se convence de que não vai ter golpe.
Ou por outra: é até possível, mas é muito difícil que tenha golpe. Não acho, no entanto, que o artigo a convença disso.
E tanto é assim que já estou preparado para aquele zap de sempre: "Tu achas que vai ter golpe?"

2 comentários:

kenneth fleming disse...

Concordo com quase todas as colocações do nosso comentarista, tirante a primeira, a de que a "maioria esmagadora acredita na democracia e um golpe não teria adesão popular". Aqui está a questão : o que é democracia para a maioria dos brasileiros? Todo o retrospecto de Bolsonaro já o mostrava, nas eleições, como pessoa que não respeitava e nem respeitaria os mais elementares princípios democráticos, seja por sua declarada homofobia, por seu racismo, por sua ojeriza aos nordestinos, por sua misogenia, por sua aversão aos povos indígenas, etc, etc.

Portanto, ao elegê-lo, o povo brasileiro sabia muito bem quem estava elegendo, ou seja, nada se revelou "após" as eleições. Muito pelo contrário. Ele não enganou ninguém. Ao colocar no poder um presidente que não respeita os poderes constituídos, a legislação e as instituições, o brasileiro(a maioria) passou um clarissimo recibo de que NÃO acredita na democracia.

Já quanto à adesão popular, creio que a mesma não seja necessária. O brasileiro, eterno alienado, revoltar-se-ia se não houvesse mais o Big Brother ou as mesmas papagaiadas de décadas do Faustão ou do Huck aos domingos, sempre absolutamente iguais , no que seria uma enorme perda cultural para o país.

Ainda hoje tive um exemplo da mansidão bovina de uma ampla gama de brasileiros. Numa reunião com Secretários de Estado, Presidente da Assembléia Legislativa e outras autoridades, que discutiriam com uma comunidade a manutenção ou não de um projeto de uma obra que irá desapropriar dezenas de imóveis, os próprios interessados que estão na lista de desapropriação, NÃO COMPARECERAM. Nenhum deles, e são no mínimo duas dezenas. Simples assim. A pessoa terá sua casa demolida mas não se mexe para defender sua própria casa.

No mais, perfilo com as colocações do escrevinhador. Ainda que os Braga Netto, o minúsculo( em caráter) Helenão e Ramos da vida queiram, nossas instituições resistirão. Mas não será fácil e haverá prejuízos enormes ao Brasil.

Por último, não seria bom dar uma checada se a tua amiga está a ler as tuas mensagens?

Anônimo disse...

E vai ter?