quarta-feira, 18 de maio de 2022

Para tentar conter onda de homicídios, PM entra em estado de prontidão em todo o Pará


A Polícia Militar do Pará impôs o estado de prontidão a seus contingentes em todo o estado. A determinação, que deve ser obedecida a partir desta terça-feira (17), consta de memorando assinado pelo chefe do Estado-Marior da corporação, coronel Ronald Botelho de Souza, sob a justificativa de que o "atual momento é de instabilidade", em decorrência de atentados a agentes que atuam na área de segurança pública.
Na vigência do estado de prontidão, todos os PMs de folga, pertencentes aos Batalhões e Companhias Independentes, deverão apresentar-se fardados e equipados em suas unidades, a fim de participarem da Operação Anjo da Guarda. A finalidade da operação, de acordo com o memorando, é "proporcionar segurança, através da rede de proteção, a todos os policiais da ativa e veteranos".
O estado de prontidão está sendo decretado num momento em que o índice de assassinatos no estado assume proporções avassaladoras. Apenas em Altamira, município de 120 mil habitantes, no sudoeste do Pará, foram registrados ao menos sete homicídios em menos de duas semanas. No mesmo município, de janeiro a abril, 17 pessoas foram mortas.
Entre as vítimas dos criminosos, estão vários militares. Ontem ainda, um sargento da reserva foi morto a tiros no município do Moju. Na sexta-feira passada, em Belém, um cabo da Aeronáutica foi executado por dois bandidos dentro de um ônibus, no momento em que duas grandes operações eram feitas na Região Metropolitana.
Nesta terça (17), o guarda municipal lotado em Benevides Luiz Cláudio dos Anjos Loureiro, 41 anos, foi morto a tiros na Rua Lady Dayane, no Conjunto Almir Gabriel, em Marituba, por volta das 21h. Testemunhas dizem que ele foi executad com mais de 15 tiros. No final da noite, o PM reformado Alberto Souza da Silva foi baleado no Conjunto Panorama XXI, no bairro do Mangueirão, em Belém. A vítima foi atingida por dois tiros disparados por dois homens que estavam em uma motocicleta.
A onda avassaladora de crimes forçou o governador Helder Barbalho a deslocar-se até Altamira, no último final de semana, para uma reunião com vários órgãos e instituições do sistema de Segurança Pública. O objetivo foi estabelecer uma ação coordenada para conter o avanço da criminalidade, que o governo do estado atribui a disputa entre facções criminosas.

Nenhum comentário: