terça-feira, 30 de junho de 2009

Sérgio Couto fala em “covardia” e avisa: “Vamos para o pau”

Quem aposta numa chapa única para a eleição da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Pará, em novembro próximo, fruto de acordo que cedeu a cabeça de chapa ao candidato da oposição, Jarbas Vasconcelos, bastante ligado ao PT da governadora Ana Júlia Carepa, está redondamente enganado.
É quase certo que haverá disputa.
De qualquer maneira, haverá disputa.
O advogado Sérgio Couto (na foto, extraída do site de seu escritório de advocacia), uma das maiores lideranças da classe no Estado, duas vezes presidente da OAB-PA (1995 a 1998) e responsável maior pela aglutinação do grupo que está no comando da Ordem no Pará desde a década de 90, disse ao blog, por telefone, que não concorda em hipótese alguma com a cessão da cabeça de chapa ao candidato oposicionista, em troca do apoio da oposição a Ophir Cavalcante Júnior, que pleiteia ser eleito para presidir o Conselho Federal da OAB.
O acordo foi intermediado pelo presidente nacional da instituição, Cezar Britto, mas mesmo assim não tem a anuência de Sérgio Couto: “O que eu acho é que estão sobrepondo os interesses pessoais aos interesses institucionais, que realmente deveriam prevalecer. Então, o que de fato está ocorrendo é aquilo que os italianos chamam de paura, que significa covardia. É só isso”, disse o ex-presidente.
Sérgio Couto informou ao Espaço Aberto que seu grupo, diante do acordão que, segundo tudo indica, já foi selado, vai fazer nas próximas semanas uma consulta às bases. “E dependendo do resultado dessa consulta, nós vamos partir para o pau”, anunciou o ex-presidente. Na hipótese de uma eleição, não se descarta que o próprio Sérgio dispute contra Jarbas Vasconcelos.
‘Como já dizia o Nelson Rodrigues, toda unanimidade é burra”, respondeu Sérgio Couto, quando indagado pelo poster como se posicionava diante do acordo. Ele justificou seu inconformismo diante de dois fatos, um deles emblemático da disparidade de forças entre os grupos da situação e da oposição.
O primeiro fato, informou Sérgio Couto, consiste numa pesquisa recente, feita por instituto dos mais respeitados no Pará, que aponta a chapa da situação com exatos 46,5% das intenções de voto contra 20,3% da oposição. “Até se os indecisos transferirem seus votos para eles [os oposicionistas], mesmo assim nós ganhamos”, reforçou o ex-presidente da Ordem.
O segundo fato, acrescentou Sérgio Couto, tem amparo na lógica que prevalece em qualquer situação, seja em disputas político-partidárias, seja nas disputas em segmentos específicos de poder, como é o caso da OAB. “Em nenhum lugar do mundo se faz um acordo como este. Quem está no poder não abre mão da cabeça de chapa para quem está na oposição. Isso é lógico. Eu, inclusive, quando da criação desse grupo que surgiu comigo, sempre me esforcei para tentar fazer acordos que levassem à composição de uma chapa única, mas preservando a cabeça de chapa para o nosso grupo, é claro”, explicou Sérgio Couto.

9 comentários:

Anônimo disse...

É o fim da picada, até a antes respeitada OAB, comprometida com os desmandos deste Governo do PT.Todos pelo fim do Pará.

Anônimo disse...

Eu sinceramente queria saber onde foi realizada essa pesquisa.

Anônimo disse...

Sérgio Couto é uma das maiores lideranças da classe dos advogados no Pará, é? Desde quando? Segundo quem?
Faça-me o favor...

Anônimo disse...

Esse Sergio Couto me lembra um ex-governdor do Pará

Anônimo disse...

Prezado PB,

Nunca vi ninguém, que tem a preferência de sua categoria, entregar a cabeça de chapa para a oposição. NUNCA.

Que vergonha...

Por isso é que a OAB/PA anda tão quietinha com tudo o que vem acontecendo de caótico em Belém e no resto do Estado do Pará. Tem razão o anônimo das 9:19.

Anônimo disse...

A OAB Párá teve somente dois períodos de respeito e reconhecimento: UM ANTES DO SÉRGIO COUTO e outro DEPOIS DO SÉRGIO COUTO. Esse SERJÃO é a MAIOR LIDENRANÇA DA CLASSE JURÍDICA PARAENSE, ele nunca fez "corpo mole", ele "se queimou" por lutar pelos colegas perante os Tribunais.

Vai ter pau, mesmo, Serjão !!! Você é o nosso Líder !!!

Anônimo disse...

Isso é confissão de culpa, vejam só: "Nós não teríamos, portanto, meios para fazer um acordo que envolvesse um cargo desse", o cargo é o TRF. E o TCE e a Secretaria de Estado? Todos sabem que Jarbas pode muito no Governo, manda mais que Puty, Botelho, Maurílio e Marcílio. Em troca de apoio para sua eleição, deixa prá lá ... estam,os de olho

Vania Guerreiro disse...

Lamentável que os maus exemplos políticos tenham chegado à OAB-Pará.

Anônimo disse...

Eu ainda estou no para receber meu ingresso gratuitamente para esse "espetáculo". Mas uma coisa tenho como certa: A OAB não pode servir ao dirigismo governamental, pois é independente e autônoma.