sábado, 27 de junho de 2009

Belém tem segundo caso de gripe suína

No AMAZÔNIA:

Um paraense que mora em Belém e chegou recentemente da Argentina é a segunda vítima do vírus Influenza no Estado. O paciente está em isolamento domiciliar e todos os seus contatos já estão sendo monitorados. Ele passa bem e por isso está em sua própria casa, segundo informação forneceida ontem à noite pela Secretaria de Estado de Saúde do Pará (Sespa). No período de manifestação da doença, ele teria convivido somente com familiares. O paciente chegou recentemente da Argentina e, na noite de quinta feira (25), com febre alta, seguida de tosse e dor na garganta, sintomas da gripe provocada pelo vírus, procurou atendimento na rede assistencial. O material foi coletado pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) e encaminhado ao Instituto Evandro Chagas (IEC), que teria confirmado o caso na noite de ontem.
A Sespa informou que hoje vai divulgar maiores informações através de uma Nota Técnica elaborada pela Vigilância à Saúde. A secretaria recomenda que qualquer pessoa que tenha estado em alguma área afetada pelo vírus Influenza A nos últimos dez dias e apresente esses sintomas deve procurar um médico imediatamente para receber tratamento e notificar à secretaria.
Suspeita - Um caso de gripe Influenza A também estaria sob suspeita em Belém. O alvo é a mãe da jovem de 18 anos, que foi confirmada na última quinta-feira como o primeiro caso de gripe A no Pará. Ela também pode estar infectada com o vírus H1N1 que provoca a doença. Segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), a mãe da jovem viajou com ela para Orlando e Miami, nos Estados Unidos, no período de 17 a 21 deste mês.
Em entrevista coletiva à imprensa na manhã de ontem, a coordenadora de vigilância à saúde da Sespa, Ana Helfer, informou que a mãe apresentou os sintomas da doença no início da manhã de ontem, como febre alta e tosse. Exames para confirmar a presença do vírus já foram realizados.
'As duas estão sob observações médicas, além do restante da família da jovem. Todos foram orientados a não utilizar os mesmos objetos de louça que a moça usa, a utilizar máscaras o tempo inteiro para se proteger do vírus e a lavar sempre as mãos', diz a coordenadora. Ana revela que a jovem, que está sendo tratada em casa, está respondendo bem ao tratamento médico e apresenta apenas um pouco de febre e dor na garganta.

Nenhum comentário: