sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Senador italiano ressalta avanços em questões sociais

O senador da Lombardia (Itália) e membro do Conselho da Europa José Luís Del Roio disse ontem, em sessão especial em homenagem ao Forúm Social Mundial, que vários governos, inclusive o brasileiro, já assumiram posições do fórum e dos movimentos sociais que o formam.
Del Roio, que é brasileiro, lembrou que o embrião do Fórum Social Mundial formado durante o 2º Encontro Americano pela Humanidade e contra o Neoliberalismo, em Belém, no mesmo momento em que em Seattle (EUA) se combatia nas ruas a Organização Mundial do Comércio (OMC)
Ao historiar a criação do movimento, Del Roio registrou que desde a década de 90 foram criados os Fóruns Europeu, Asiático, Americano, da Oceania e o Pan-Amazônico. Ele disse que no Fórum Social Mundial em Porto Alegre apresentaram-se 155 mil delegados de 151 países do planeta. Foram realizadas mais de 2.500 atividades durante o evento, ao qual compareceram mais de 500 mil pessoas, relatou.
A representante da organização local do fórum em Belém, Tatiana Cibele da Silva Oliveira, disse que a Amazônia sintetiza os temas sociais do mundo. Ela citou o trabalho escravo, a violação dos direitos humanos, a violência contra a mulher e a grilagem de terra, entre outros.
Por sua vez, a secretária de governo do Pará, Ana Cláudia Cardoso, ressaltou que a administração de Ana Júlia Carepa trabalha para atender as demandas relacionadas a problemas históricos estruturais que o estado enfrenta relacionados a questões de exclusão social.
Ana Cláudia acrescentou que Ana Júlia Carepa busca transformar o Pará em uma terra na qual as pessoas tenham seus direitos respeitados e acreditem que um novo mundo é possível.

Fonte: Agência Senado

Nenhum comentário: