sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Justiça veta uso de gravação de imitador de Lula em campanha

Na FOLHA DE S.PAULO:

A Justiça Eleitoral decidiu proibir a veiculação de supostos depoimentos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em favor de dois candidatos a prefeito no interior do Ceará. O motivo é que as gravações eram falsas, feitas por um imitador que buscava reproduzir, além da voz, até as figuras de linguagem que o presidente costuma usar.
A fraude aconteceu nos municípios de Granja (a 353 km de Fortaleza) e Acopiara (a 345 km). Nos dois casos, os candidatos a prefeito são coligados com o PT e já usam a imagem do presidente Lula em seu material de campanha impresso.
No rádio, porém, decidiram colocar uma fala falsa do presidente. O texto é muito parecido nos dois casos, com Lula cumprimentando todos com o tradicional "companheiros e companheiras", afirmando que "nunca na história desse país se fez tanto para melhorar a vida das pessoas" e declarando apoio ao candidato da coligação -em Granja, Romeu Aldigueri (PPS); em Acopiara, o prefeito Antonio Almeida (PTB), que tenta a reeleição.
Nos dois casos, a voz é a mesma, do imitador apelidado de Fox. O responsável pelas duas campanhas também é o mesmo: o cientista político Fabner Utida, de Fortaleza. Ele afirmou que não houve a intenção de enganar os eleitores com a imitação. "Em nenhum momento o locutor se identificou como o presidente Lula e a própria imitação em si não é das melhores, dá para perceber nitidamente que é uma imitação", disse Utida.
"Fizemos isso em tom de humor, como tantos humoristas fazem, para dar um tom alegre à campanha", afirmou o responsável pelas campanhas.
A Justiça Eleitoral entendeu que nos dois casos a fala pode levar o eleitor a um engano, e por isso determinou a retirada do ar. Ainda assim, segundo Utida, outros candidatos com os quais ele nem trabalha o procuraram nos últimos dias para também fazer uma versão do depoimento de Lula.
"Mas agora estamos com muita cautela", afirmou.
Sem poder usar o falso Lula, Utida disse que, pelo menos no caso de Aldigueri, já tem outras gravações, inclusive em vídeo, para colocar no ar, com declarações dos senadores Aloizio Mercadante (PT-SP) e Ideli Salvatti (PT-SC) em favor do candidato a prefeito. "Mas esses são de verdade", disse.

Nenhum comentário: