quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Pesquisa aponta Lira Maia na frente

Do Blog do Estado:

Pesquisa realizada pelo Instituto Perspectiva pesquisa, contratado pela Editora o Estado do Tapajós S/C Ltda. aponta que, se as eleições para prefeito de Santarém fossem hoje o deputado federal Lira Maia, candidato da Coligação do Povo, venceria a disputa com 53% dos votos válidos pela pesquisa estimulada, isto é, excetuando-se os brancos, nulos e indecisos. A candidata da Coligação A Mudança Vai Avançar, a prefeita Maria do Carmo Martins, ficaria em segundo com 39%. Márcio Pinto, candidato do Psol teria 6% dos votos e Joaquim Hamad, do PTC, ficaria em quarto lugar com 2%.
A pesquisa estimulada, considerando os indecisos, brancos e nulos, que somam 14.2%, apontou o seguinte resultado: Lira Maia 45.2%, Maria do Carmo 33.9% e, Márcio Pinto 5.3% e Joaquim Hammad 1.4%. A pesquisa foi registrada sob o protocolo POP-002/2008 da 83ª Zona Eleitoral, tendo a margem de erro de 3,5% para mais ou para menos. Foram consultados 500 eleitores no período de 21 a 22 de junho.
Em comparação à primeira pesquisa Perspectiva, publicada por O Estado do Tapajós na edição de 16 de julho, na modalidade estimulada, considerando-se apenas os votos válidos, Lira Maia tinha 54.2%, Maria 38.8%, Márcio Pinto 4.6% e Joaquim Hamad 2.3%. Como a margem de erro é de 3,5% para mais ou para menos, não houve variação dos resultados de uma pesquisa para outra fora da margem de erro.
A metodologia utilizada foi quantitativa aleatória-estratificada domiciliar por cotas de sexo e idade, dentro de uma abordagem descritiva em forma de entrevistas domiciliares in loco, realizadas através de questionário, contendo os questionamentos que nos levam ao objetivo especificado. O universo pesquisado abrangeu o Município de Santarém. A amostra foi de 500 entrevistas, a qual foram distribuídas pelos bairros que compõem a área urbana de Santarém e zonas do planalto e várzea.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pesquisa contrada pelo Estado do Tapajós só poderia ter esse resultado.