terça-feira, 28 de julho de 2020

“Vamos vencer essa eleição”, diz o deputado Celso Sabino, já falando como pré-candidato do PSDB à Prefeitura de Belém

Celso Sabino: com seu nome no jogo preliminar das eleições para prefeito de Belém,
os cenários para a escolha de grupo integrado pelos tucanos ganham novas perspectivas

O jogo preliminar para a definição de candidaturas a prefeito de Belém acaba de ser temperado com mais um lance que indica, para os diretamente envolvidos, fortes emoções até o apito final do juiz no quarto tempo da prorrogação.

O deputado federal Celso Sabino protocolou no Diretório Municipal do PSDB, nesta segunda-feira (27), uma comunicação apresentando-se formalmente como pré-candidato a prefeito de Belém nas eleições de novembro.

“Nossa candidatura está posta e nós vamos disputar isso junto ao partido. Tenho certeza absoluta de que, conseguindo a vaga, nós vamos vencer essa eleição”, afirmou Sabino há pouco, em áudio mandado ao Espaço Aberto, respondendo a uma pergunta sobre se sua decisão de buscar a indicação do PSDB é irreversível.

“Nós fizemos uma pesquisa, ouvindo 1.029 pessoas em todos os bairros de Belém. E com todos os candidatos que estão postos aí, já que Úrsula não pode, o PSD do Éder Mauro deve apoiar o Gustavo [deputado estadual Gustavo Sefer], o Jatene declinou e outros, entre os possíveis candidatos que estão aí nós estamos em segundo lugar, atrás apenas do Edmilson. E se a eleição fosse hoje, nós já estaríamos no segundo turno, e sem termos lançado nossa candidatura”, informou Sabino.

E se outro tucano se apresentar como candidato? – perguntou o blog ao deputado. “Se tiver um outro candidato, nós vamos disputar as prévias lá, como é natural, como sempre ocorre – o Zenaldo disputou prévias no primeiro mandato, acho que com o Amaro Klautau, se não me engano. Então, isso é natural e saudável para o partido”, respondeu Sabino no áudio.

Em respostas por escrito a perguntas feitas pelo Espaço Aberto, o parlamentar ressalta que “o PSDB tem nomes, opção e projeto pra administrar Belém”, diz que se sente honrado por estar sendo estimulado por correligionários a disputar a prefeitura e deixa as portas abertas para a construção de uma ampla aliança.

“O PSB e o Cidadania são partidos importantíssimos na construção deste processo, assim como os nomes dos deputados Cássio Andrade e Thiago Araújo. São eles igualmente jovens e possuem legítima condição de pleitear também suas candidaturas”, afirma Celso Sabino.

Leia a seguir as respostas por escrito do tucano a questionamentos do blog:

Deputado, circula nas redes sociais o texto de uma comunicação formal que o senhor fez ao Diretório Municipal do PSDB, apresentando-se como pré-candidato a prefeito de Belém. O que foi que o levou a tomar essa decisão, uma vez que, até agora, mencionava-se apenas o nome do vereador Mauro Freitas como o de um eventual candidato do partido?

O PSDB tem uma história de contribuições com o estado do Pará e com a cidade de Belém.

Desde o início da gestão do saudoso governador Almir Gabriel, inúmeras conquistas e aparelhos de turismo, infraestrutura, saúde e etc são referências até hoje e sem os quais não podemos imaginar a nossa cidade. Diante disso, a nossa militância acredita que o partido, quem um passado muito feliz na condução e construção do estado, tem também um futuro, com dedicação, empenho e eficiência pra contribuir com a nossa cidade. Assim, acreditamos que o PSDB, por tudo, tem nomes, opção e projeto pra administrar Belém.

Muitos correligionários tem essa motivação e tem nos procurado, com este intuito.

Na sua comunicação ao partido, o senhor menciona, como um dos motivos para a apresentação de sua pré-candidatura, o fato de o ex-governador Simão Jatene ter anunciado que não vai disputar a eleição para prefeito, como o Espaço Aberto revelou no último sábado. Esse fato também pesou na sua decisão? O senhor estava esperando que o Jatene se posicionasse em definitivo para que o senhor mesmo pudesse decidir sobre sua pré-candidatura?

O ex governador Simão jatene seria a primeira opção do partido. Teve uma grande contribuição na condução do estado por três mandatos. Foi ele muito importante num momento muito difícil, pra manter o estado equilibrado orçamentária e financeiramente, além de ter empreendido um bem sucedido programa de saúde com a construção de hospitais regionais, entre outras importantes obras no estado.

Com o declínio da candidatura de Jatene e a impossibilidade do nosso prefeito Zenaldo, por já estar no segundo mandato, os correligionários do partido, quem tem grandes nomes no quadro, nos colocaram como uma alternativa, o que me deixa muito honrado.

Ao que se sabe, as pré-candidaturas do deputado federal Cássio Andrade (PSB) e Thiago Araújo (Cidadania) estão sendo discutidas no âmbito de um grupo de partidos – em torno de dez legendas, segundo se estima – que vão se aliar. O senhor admite a possibilidade de um consenso, agora que o seu nome está no jogo, ou o senhor defende que o PSDB tenha uma candidatura própria? Nesse caso, o senhor estaria disposto a apresentar seu nome à convenção do partido, independentemente das negociações que se travam nesse grupo de partidos?

O PSB e o Cidadania são partidos importantíssimos na construção deste processo, assim como os nomes dos deputados Cássio Andrade e Tiago Araújo. São eles igualmente jovens e possuem legítima condição de pleitear também suas candidaturas.

Vamos iniciar, junto com o grupo do PSDB, as tratativas pra construirmos uma grande união e construir também uma gestão municipal de diálogo, colocando o que mais importa, que é a qualidade dos serviços públicos na nossa cidade, a eficiência da gestão e a melhoraria da qualidade de vida das pessoas, com fluidez no sistema de escoamento de águas pluviais, eficácia do sistema de drenagem de Belém, atendimento de saúde digno e humanizado, segurança ostensiva, educação transformadora, cultura valorizada, descongestionar o trânsito de veículos, proporcionar um transporte público que faça com que as pessoas optem por ele não pela necessidade, mas sim pela qualidade, atrair movimentação econômica que traga emprego e renda e buscar intransigentemente a eficiência em todas as áreas da administração pública municipal, nos lugares onde devem estar, como prioridade máxima de todos.

-----------------------------------------------------------

Abaixo, a íntegra da comunicação de Celso Sabino ao Diretório Municipal do PSDB:

Senhor secretário geral

Atendendo ao chamamento público para a manifestação de interesse em disputar cargo eletivo neste pleito de 2020.

Venho através desta,

Considerando a nota veiculada na mídia local, que reporta a não candidatura do ex-governador Simão Jatene,

Considerando que o nosso prefeito Zenaldo está em seu segundo mandato e não pode mais vir a reeleição,

Considerando a pesquisa realizada pelo instituto contexto, que nos coloca em segundo lugar, já no segundo turno, sem ter se quer lançado candidatura,

Considerando que tivemos a maior votação na capital, dentre todos os candidatos a deputado, da nossa coligação, na última eleição,

Considerando a intensa interpelação por parte da militância do partido indicando e nos cobrando um posicionamento

Considerando a histórica participação do PSDB e sua longa contribuição social em Belém e no estado do Pará

Considerando a resolução número 05/2020 da executiva nacional, que estabelece que o partido tenha candidatura própria majoritária nas cidades acima de 100.000 eleitores

Manifestar minha intenção de disputar o cargo majoritário de Prefeito de Belém pelo partido da social democracia brasileira, PSDB.

Com isso peço que faça os registros necessários para a apreciação de minha candidatura na convenção municipal do partido.

Estou a disposição para o fornecimento de quaisquer certidões e ou documentos, que julgar necessário.

Cordiais saudações

Celso Sabino

Deputado federal PSDB

2 comentários:

Unknown disse...

Já tem o meu voto e da minha família

Anônimo disse...

O problema, é que depois de sete anos e meio de isolamento social do prefeito Zenaldo Coutinho, resultando no abandono a olhos vistos da cidade, está difícil alguém engolir de novo um candidato do PSDB. Afinal de cotas, de onde não se espera nada é que não sai nada mesmo.