sexta-feira, 1 de março de 2019

Enfim, Bolsonaro está acordando para o fato de que é presidente


Bolsonaro, parece, está pegando no susto.
Está, como se diz, pegando no tranco.
Está caindo na real: “Sou presidente do Brasil”.
Menos mal que seja assim.
Poderia o presidente perceber-se presidente tão logo venceu as eleições de outubro do ano passado.
Não o fez de imediato, nem mesmo no minuto seguinte ao que tomou posse. Por isso seu governo tem-se mostrado, até aqui, errático, confuso, atabalhoado, hesitante, desorientado e destrambelhado.
Mas o presidente deu demonstrações evidentes de que caiu na real ao convidar jornalistas para um café da manhã, nesta quinta-feira (28).
Reuniu-se com jornalistas profissionais, de diferentes veículos.
Durante o encontro, disse basicamente o seguinte.
Que continuará usando as redes sociais para comunicar-se, mas dará mais relevância às relações do governo com a imprensa profissional, que ele mesmo reconheceu como a mais credenciada e preparada para levar a público temas de interesse coletivo.
Disse claramente que nenhum de seus três filhos – o vereador Carlos, o o deputado Eduardo e o senador Flávio – mandam no seu governo.
Relevou ter dito a Carlos, o pitbull que já derrubou até um ministro e que é tido como um guerilheiro virtual, a dar uma segurada, ou seja, a controlar seus instintos mais primitivos, como diria - lembram-se? - Roberto Jefferson.
Disse ainda que a sua anunciada pretensão de transferir a sede da embaixada brasileira em Israel de Tel Aviv para Jesusalém não está, de fato, nem decidida nem descartada, mas vai subordinar-se a uma avaliação mais acurada dos interesses estratégicos do Brasil. Ou seja (e isto é uma conclusão deste blog): dificilmente, mas muito dificilmente mesmo, Bolsonaro vai tirar a embaixada de Tel Aviv, porque isso representará uma tragédia para o Brasil, em termos estratégicos e comerciais.
Sim, gente.
Bolsonaro, parece, acordou na manhã desta quinta-feira para o fato de que é o presidente do Brasil.
Isso significa que, muito embora todos saibamos sobre suas disposições e predisposições ideológicas e os vieses morais que sempre seguiu, é possível que Jair Bolsonaro apague o facho de suas paixões políticas e abrande o fogo do radicalismo que sempre o notabilizou.
Aguardemos.
E acompanhemos atentamente.

Um comentário:

kenneth fleming disse...

Boa análise
Kenneth