quarta-feira, 27 de março de 2019

Athié, o que libertou Temer e sua turma, compara propina a gorjeta

Ivan Athié e dois dos que ele mandou libertar - Temer e Moreira Franco: afinal, propina não pode ser mera gorjeta?
Os fundamentos expendidos pelo desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região Ivan Athié, ao conceder habeas corpus que libertou Temer e sua turma, foram aparentemente técnicos.
Resta saber qual o senso moral e ânimo ético, digamos assim, que inspiram o desembargador nos casos em que demandados são suspeitos da prática de corrupções monstruosas. Como é o caso de Temer e sua turma.
Em fevereiro de 2017, durante julgamento do pedido de liberdade almirante Othon Luiz Pinheiro, ex-presidente da Eletronuclear Athié criticou a interpretação de que todo o dinheiro repassado a funcionários públicos fosse ilegal.
Ele disse o seguinte:

“Nós temos de começar a rever essas investigações. Agora, tudo é propina. Será que não é hora de admitirmos que parte desse dinheiro foi apenas uma gratificação, uma gorjeta? A palavra propina vem do espanhol. Significa gorjeta. Será que não passou de uma gratificação dada um servidor que nos serviu bem, como se paga a um garçom que nos atendeu bem? Essas investigações estão criminalizando a vida”.

Essa fala do magistrado está gravada nos anais do Tribunal.

Um comentário:

Pedro do Fusca disse...

Gente deste tipo que dizem que fez e faz barbalhidades e mais barbalhidades deveriam estar presos. Este é o tipo de autoridade que não deveria existir. Como soltar um chefe de quadrilha que a mais de 40 anos vive segundo o MP a assaltar o povo brasileiro.