quinta-feira, 26 de junho de 2014

UFPA ganha laboratório para pesquisar peixes da região do Xingu

A Ciência da Amazônia ganha um importante investimento para desenvolver os estudos sobre a imensa diversidade de peixes do rio Xingu e seus afluentes. Nesta quinta-feira (26/06), às 8h30, a Norte Energia entrega o Laboratório de Ictiologia para a Universidade Federal do Pará (UFPA). A solenidade será realizada no Campus da UFPA em Altamira.

O espaço abrigará uma coleção de cerca de 30 mil peixes e concentrará o trabalho científico de pesquisadores sobre a fauna aquática da região da Transamazônica. “É um marco importante na pesquisa científica da região”, explica o coordenador do Laboratório e professor da UFPA na Faculdade de Ciências Biológicas, Leandro Melo de Souza. O pesquisador detalha que o prédio entregue pela Norte Energia põe fim à falta de espaço no Laboratório de Zoologia, que abrigava a volumosa coleção de espécimes de peixes conservados para estudos.

Leandro explica que o Laboratório vai ajudar principalmente nas pesquisas de taxonomia, ou seja, na identificação das espécies da região, a grande maioria delas ainda desconhecida pela Ciência. A produção científica servirá também para orientar ações e políticas públicas para o setor pesqueiro e para a pesca artesanal, proporcionando o ordenamento da atividade no Xingu. “Vai auxiliar a conhecer melhor os peixes do rio Xingu e do rio Tapajós. Mas não só: será possível estudar a fauna dos pequenos rios da região Transamazônica e será um instrumento importante para o Mestrado de Biodiversidade e Conservação Ambiental, recém criado na UFPA”, comenta.

A Norte Energia investiu R$ 837,7 mil no Laboratório, que possui 230 metros quadrados. No prédio, há salas de estudos, de triagem, de reuniões e de acervo para  coleção, além de escritório de visitantes, dormitório, almoxarifado e copa cozinha. Totalmente equipado com mobiliário e instrumentos técnicos, o novo espaço é também refrigerado e conta com freezers de armazenamento de amostras coletadas para a pesquisa.

O investimento na UFPA integra o Acordo de Cooperação Técnico (ACT) entre Norte Energia e o Ministério da Pesca e Aquicultura firmado para melhorar a infraestrutura e promover o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva do pescado. O acordo prevê aplicação de recursos na ordem de R$ 22 milhões para criar condições de trabalho e acesso aos mercados de consumo que os pescadores jamais tiveram. Dentre os benefícios da parceria está a implantação, em Altamira, do Centro Integrado de Pesca Artesanal (Cipar), com unidade de processamento de pescado, fábrica de gelo e mercado para comercialização. Em três anos, serão beneficiadas as colônias de pescadores de Altamira, Vitória do Xingu, Anapu, Senador José Porfírio, Porto de Moz e Gurupá com ações como construção e reforma das sedes das colônias.

Nenhum comentário: