Então é assim. Duciomar, que já é huno, é a personificação daquela máxima de Goebbels, de que uma mentira, dita mil vezes, acaba virando verdade.
Duciomar é Duciomar Costa, o pior prefeito de Belém em seus quase 400 anos de História.
Desde o final do ano passado, Duciomar vem dizendo uma mentira: a de que vai implantar o BRT (Bus Transit Rapid).
Todos sabem que isso é uma mentira.
Por quatro razões.
A primeira, porque não há dinheiro.
A segunda, porque o projete colide com aquele que receberá financiamento da Jica, entidade japonesa.
A terceira, porque Duciomar nada constrói e não constrói nada. Nem calçada.
A quarta, porque é quase certo que logo, logo - muito provavelmente - haverá uma nova intervenção judicial para tentar barrar esse logro de Duciomar.
Mesmo assim, Duciomar mente todo dia, o dia todo.
Ele e seus assessores falam e veiculam peças publicitárias como se o BRT dele fosse favas contadas.
Até desapropriação de uma área no Entroncamento Duciomar já fez.
E simulação do início de obras, idem.
Acreditem: de tanto Duciomar repetir essa mentira, daqui a pouco os mentirosos serão os que não acreditarem em Duciomar.
E como é que que fica o governo do Estado nessa parada toda?
Até onde se percebe, tenta ajustar as coisas politicamente.
Ao que se diz, não existe intenção de ajuizar uma ação judicial contra o município.
As equipes técnicas do governo do Estado e do município, ao que parece, trabalham juntas - mas não se sabe se em harmonia - para expurar incompatibilidades que tornariam inviável o BRT da prefeitura em relação ao do Estado - e vice-versa.
O certo é o seguinte: é preciso que alguém contenha Duciomar, para que ele não nos faça acreditar numa mentira.
4 comentários:
Paulo, o Ministério Público, se quisesse, poderia entrar em campo para exercer sua prerrogativa de fiscal da lei, uma vez que transporte público e trânsito na Região Metropolitana de Belém são questões vitais embricadas de tal forma, que já afetam a produtividade das empresas, aumentam o estresse de todos e contribuem para piorar as condições de vida na RMB, dada a quantidade de CO2 atirada na atmosfera pela falta de transporte público racional e de qualidade. Veja que a questão está em pauta por aqui desde a década de 90, quando os japoneses da JICA nos ajudaram na elaboração do Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU), trazido à tona novamente pelo governo passado e mantido pelo atual, com financiamento já negociado e prestes a ser liberado pelo banco Mitsubischi para o Ação Metrópole. Portanto, seria o caso de o MP convocar os prefeitos dos seis municípios da RMB, mais o governo do Estado, e firmar um prosaico TAC em torno do PDTU, cuja principal cláusula seria justamente o compromisso de se formar um consórcio público intermunicipal, de acordo com a Lei 11.107, de 2005, para gerir o sistema intermunicipal de transporte público e acompanhar as obras necessárias, inclusive com a supervisão do próprio Parket. Sinceramente, não vejo condições políticas para que esse imbróglio se resolva sem uma intervenção Deus ex-machina que amarre todas as pontas do novelo, à moda grega, sob pena de chegarmos aos 400 anos de Belém em 2016 completamente estrangulados em uma capital onde sobram carros e falta cidade - e cidadania - para agasalhar-nos a todos. Um abraço, Gaya.
Contra os fatos não há argumentos: Jatene dormiu e Dudu lançou o BRT. Ninguém questiona sobre a validade e a capacidade do BRT em solucionar o problema do transito belenense em curto prazo. Pois bem, o BRT nao presta? Ou nao presta porque é do Duciomar? Se Duciomar fizer o BRT, a Jica nao finacia mais o projeto ou fica feliz com a parceria de 430 milhões para se iniciar imediatamente parte da obra? E Jatene é amigo ou inimigo de Dudu? Quem é o principal nome da oposição hoje à reeleição do governador? E Jáder? Este é amigo de Jatene ou da onça? Quanto pesa o apoio de Jáder, dono de parte do eleitorado paraense sem o qual ninguem se elege governador ate agora? E se Duciomar governa sem Jáder nem Jatene, por que ele nao faria o BRT? Perguntas que nao querem calar...
mas como,pequeno? ofensa nao vale. jatene e duciomar tem que conversar e combinar melhor. o BRT é a soluçao. jatene distribuiu varias maquinas de hemodialise pelo interior e duciomar paga 3.700 pra professor municipal. da a cesar o q é de cesar, sem brigas - isto torna o debate mais claro e com alguma isençao. por outro lado, jatene dormiu e dudu lançou o BRT e conseguiu o recursinho para fazê-lo, independentemente dos japas da jica. talvez isso seja um benefício em vez de um empecilho para a parceria com a jica. falta informaçao e os projetos sao complementares - ademais é só política. abrcs
Gaya, concordo em genero e número com seu escorreito comentário. Só no grau tenho algo a acrescentar. Fui testemunha ocular da novela no seu primeiro capítulo, lá pelos idos de 1986, em reunião com técnicos da Jica, pautada pelo nosso saudoso Euclides "Chembra" Bandeira, em "A Província do Pará", que me despachou para ouvir o detalhamento do primeiro projeto.Quanto tempo, não ? Ouvi de um dos então jovens técnicos japoneses (hoje grisalhos como nosotros) que se nada fosse feito para modernizar o sistema viário de Belém "lá por volta de 2010 a cidade poderá ficar engessada". Como uase nada foi feito, em razão da cultura do atraso e de brigas paroquiais, vamos aguardar que o Ministério Público efetivamente exerça o seu papel constitucional e entre nesse imbloglio em favor da população de Belém. Concordo que o problema já atinge as raias do insuportável inclusive para a saúde e qualidade de vida dos habitantes dessa bela e tão mal tratada cidade que tanto amamos. Quanto ao "huno", Paulo, ele passará. Nós passarinho...
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