Do jornalista Francisco Sidou, o blog recebeu:
O Ministério Público Estadual embargou hoje [terça-feira, 20] a audiência pública que a Secretaria de Integração Regional, Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Seidurb) iria realizar na próxima sexta-feira, 23, para discutir com a sociedade o Projeto Executivo da Rodovia Independência, importante via que o governo do Estado pretende construir para desafogar os principais corredores de tráfego da Região Metropolitana de Belém, como a BR-316, Rodovia Augusto Montenegro e avenida Almirante Barroso, que convergem para o infernal gargalo do Entroncamento.
Coincidentemente, hoje [terça-feira], o prefeito Duciomar Costa botou seu bloco e as máquinas na Augusto Montenegro e na avenida Almirante Barroso para cavar aquelas vias, interditando uma das pistas e causando um tremendo bafafá, com congestionamentos infernais, buzinaços, gritos e murmúrios, um verdadeiro dia de cão.
No caso da audiência pública sobre a Rodovia Independência, o motivo alegado para o adiamento foi a ausência de estudos de impactos ambientais que poderão ser provocados pela obra. Então se formula uma pergunta que não quer calar: e no caso do BRT do teimoso prefeito Duciomar, não há necessidade de estudos sobre os impactos ambientais da obra? O prefeito passa por cima de todas as leis e ninguém consegue deter sua trajetória de demolidor?
Lembrei-me disso ao reler artigo que escrevi para o blog Espaço Aberto no dia do aniversário de Belém:
O QUE ELE DISSE
" Certamente, se perguntado em plebiscito qual o presente que a cidade merece receber, o belenense diria preferir o entendimento e a união dos gestores públicos em torno de um projeto comum (BRT + Ação Metrópole) que possa resgatar não só a mobilidade urbana ameaçada, mas, também, a dignidade e a melhor qualidade de vida de sua gente."
Francisco Sidou, jornalista, em seu artigo "O presente que Belém merece".
3 comentários:
Pobre Sidou, desinformado e sem respaldo, tenta desacreditar o BRT, sem saber do que se trata. Se francisquinho fosse de boa índole, como Paulo Bemerguy, saberia a lição shakesperiana de que todo problema tem, pelo menos, dois lados. Duciomar detém prerrogativas constitucionais a ele delegadas pelo sistema de voto majoritário e, como Prefeito de Belém, fará - como está fazendo - o BRT. Por outro lado, gostaria de saber como fazer uma obra no transito sem alterar temporariamente sua dinâmica, que é caótica e será resolvida em curto espaço de tempo. A crítica pela crítica é irresponsável, e vou ter de colocar francisquinho (o diminutivo é compatível à sua credibilidade) junto a Ismael Morais, amargo crítico de Duciomar, pelo mérito de forjarem opiniões irresponsáveis baseadas em sofismas. O governo de Dudu tem aprovação de 64,9% da população de Belém, e como a cidade está um canteiro de obras, certamente pode eleger seu sucessor, retornar triunfalmente ao Senado ou ser o próximo governador do Pará. Já inscrito na história, pois sua administração ganha em todos os quesitos seus antecessores, Duciomar causa náuseas em seus opositores, que sempre se perguntam: como ele consegue? Fácil de se responder: com humildade e simplicidade, pois só assim um sujeito do povo, que não é filho das elites, poderia chegar onde chegou - a ainda vai muito longe, podes crer, francisquinho (sic) e Ismael "amargo" Moraes. P.S. parabéns a voce, Paulo, que critica duramente Duciomar mas permite a publicação das opiniões de quem está na terceira margem do rio. Abrcs fraternos
Não caríssimo Paulo: ninguém o detém porque o "ninguém" são muitos.
Caro poster,
A bem da correta informação, devo esclarecer que o Ministério Público do Estado não embargou a audiência pública programada pela Seidurb para sexta-feira, 23, mas apenas recomendou que se adiasse a audiência para que fosse apresentado no evento o estudo de impactos ambientais da Rodovia Independência.
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