sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Justiça mandar prender acusados de crimes ambientais

A Justiça Federal mandou prender, na manhã desta sexta-feira, vários funcionários da Sema (Secretaria Estadual do Meio Ambiente) suspeitos de participar de um quadrilha que estaria praticando crimes ambientais.
Os mandados foram expedidos pela 9ª Vara, especializadas em crimes de natureza ambiental.
Já foram presas quatro pessoas. Uma delas é Sebastião Ferreira Neto, o “Ferreirinha”, ex-vereador de Marabá e presidente do Águia Futebol Clube. Ele foi preso em Marabá.
Em Belém, a Polícia Federal prendeu Cláudio Cunha, ex-secretário adjunto da Sema; Paula Fernanda Viegas, chefe do Setor de Georreferenciamento; e Wandserson do Egito Sena, despachante Corretor da Sema.
A operação, denominada de "Alvorecer", dá continuidade à Operação Delta, deflagrada em abril deste ano, para o combate ao desmatamento e o comércio ilegal de madeira na Região Metropolitana de Belém, após a coleta de dados importantes acerca da suspeita de corrupção em órgão de fiscalização ambiental do Pará.
Segundo a PF, o esquema descoberto pela Operação Alvorecer se baseava na aprovação ilegal de vistorias e de licenças para a exploração de madeira e planos de manejo, por meio do pagamento de propina por empresários madeireiros aos servidores de diversos escalões da Sema.
A facilitação e os pagamentos ilícitos se davam através de despachantes, os quais tinham relação com os servidores públicos contratados para reprimir a prática da qual tiravam proveito pelo cargo ocupado.

6 comentários:

Anônimo disse...

E o Aníbal???

Anônimo disse...

Que governo esse! Fez tudo tão igual. A mudança foi só no discurso e no nome dos personagens, pois o enredo foi o mesmo.

Anônimo disse...

Por enquanto pegaram só os testas de ferro. E os mandantes vão ficar impunes?

Anônimo disse...

Será que o ferreirinha foi preso só por ser "dono" de uma animal silvestre: ÁGUIA?

Anônimo disse...

É bom que a sociedade paraense saiba que todas essas pessoas que foram detidas não são funcionários de carreira da SEMA, fazem parte da equipe do secretário Anibal Picanço, que os levou para lá.

Porém mancharam a imagem dos servidores efetivos do órgão. A partir desses fatos todos serão prejudicados, todos passarão como corruptos, todos serão supeitos de atos de exrtorsão. Seria interessante que o sindicato ou associação dos servidores da SEMA pensasse numa ação por danos morais contra essas pessoas,possibilidade jurídica existe, legitimidade da parte, também. Vamos em frente!

Anônimo disse...

Tem deputado federal eleito na mira da PF. Diz que dessa vez não escapa. Como dizia a piada, é "menino novo". Deu no que deu.