segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Celebrações preparam 24º Círio de São Francisco Xavier

No AMAZÔNIA:

Moradores da Paróquia de São Francisco Xavier, localizada na passagem Hortinha com a travessa Mauriti, no bairro do Marco, participaram, ontem, de uma missa celebrada pelo padre Bruno Marchetti dentro da programação das festividades em homenagem ao santo. Durante toda a semana eles vão realizar várias romarias pelas ruas e casas da paróquia e novenas na igreja Matriz até domingo, quando será realizado o 24º Círio em homenagem a São Francisco Xavier. A missa de domingo foi para celebrar a paz na comunidade e para levar aos mais jovens a fé através da palavra de Deus.
'Despertar sobre a grande necessidade da paz no bairro e a união de todas as comunidades e pastorais', conclamou o pároco padre Marcelo Zurlo. Em sua pregação na missa para os jovens, com música e muita alegria, padre Bruno lembrou que o mais importante durante as festividades de São Francisco Xavier é o interesse de toda a comunidade pela paz. 'O mais importante é promover através da família e da comunidade os instrumentos da fé, da união e da paz, juntar a comunidade, unir pelas ruas da paróquia para comungar a paz', afirmou. Ele lembrou que é preciso servir ao outro com respeito.
Para o estudante Douglas Silveira, 20 anos, é preciso que os jovens se aproximem mais da Igreja como também a Igreja deve se aproximar mais da juventude. 'Tem que haver uma coisa mais jovem, criar uma atração para os jovens e que seja produtivo para a Igreja, porque muitos jovens só se aproximam da Igreja quando precisam, como agora no vestibular, não deveria ser assim', criticou.
Para a atendente Luana Tavares Barbosa, a fé é fundamental para a vida. 'As pessoas não percebem que a fé faz parte da vida da gente e por isso quem não participa da igreja não consegue reverter suas situações de dificuldades', acredita.
A festividade em homenagem a São Francisco Xavier começou anteontem com um jantar para 320 pessoas e será encerrada no dia 6 de dezembro com um grande bingo no arraial, com sorteio de uma motocicleta, um televisor e aparelho de som. O arcebispo emérito de Belém, dom Vicente Zico, oficiará a missa de encerramento da festividade.

Nenhum comentário: