quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Agricultores fecham a BR-010

No AMAZÔNIA:

Centenas de agricultores e colonos interditaram, no início da manhã de ontem, a BR-010, na altura da cidade de Ipixuna do Pará. Os manifestantes resolveram fechar a rodovia para chamar a atenção das autoridades para a implantação do programa 'Luz Para Todos', que até então não chegou à zona rural do município. 'O projeto já existe em vários municípios daqui da região e a gente continua no escuro', disse um agricultor. O presidente da Associação dos Produtores Rurais da Colônia Pia Progresso, Ataíde Guimarães, ressaltou que já havia uma promessa de início dos trabalhos programada para o dia 24 de outubro, o que não ocorreu. Ele também ressaltou que já foram liberados mais de 8 milhões de reais para o projeto.
Logo após o fechamento da BR, policiais rodoviários se dirigiram até o local para conter os ânimos e tentar organizar o tráfego de caminhões e carretas. Por volta de 9 horas da manhã, funcionários da prefeitura de Ipixuna e secretários municipais estiveram no local do manifesto para tentar explicar aos agricultores as razões pelas quais o projeto ainda não foi implantado em Ipixuna. Segundo o que foi repassado para os líderes do protesto, o atraso no repasse de verbas para a Rede Celpa seria o principal impasse que impede a consolidação.
Depois de várias tentativas de acordo para a desobstrução da pista, os colonos concordaram em liberar a BR-010, por volta de 11h30 da manhã.
Depois da desobstrução, os agricultores formaram uma comissão de sete componentes, inclusive com membros da Câmara Municipal, que se dirigiram para Belém para cobrar providências e explicações no escritório central da Rede Celpa, em Belém. Os manifestantes também agendaram uma reunião na tarde de ontem, na sede da Secretaria de Integração Regional.

Nenhum comentário: