sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Zona de máximo perigo às proximidades da Fibra

Do leitor Carlos Augusto, estudante de Direito, sobre a postagem Advogada é vítima de bandidos na porta do Judiciário:

Quero aqui te pedir um espaço para desabafar sobre a insegurança que assola nossa querida, mas tão maltratada Belém.
Sou estudante do curso de Direito na Fibra (Faculdade Integrada Brasil Amazônia) e não sei a quem mais apelar; ratifico, portanto, um pequeno espaço em seu tão prestigiado e lido blog. Vamos aos fatos.
Pela quinta vez, só neste ano, um aluno foi vitima de assalto relâmpago - fora os assaltos comezinhos, furto e roubo - às proximidades da Fibra.
Na terça-feira, dia 08.09.09, um aluno, ao sair após o término das aulas, foi abordado por três inescrupulosos e covardes marginais. Sob a mira de revólver, ele foi obrigado a entrar em seu próprio carro e percorrer por cerca de duas horas na mala do carro, com os meliantes o ameaçando a todo momento. E ao mesmo tempo, horrorizando e assaltando outros cidadãos pelo caminho.
Graças a Deus, depois de todo o terror vivido pelo aluno, os salafrários abandonaram o carro perto do canal São Joaquim. possibilitando que o mesmo pudesse reencontrar os seus.
Já reclamamos inúmeras vezes à direção da instituição e nada, absolutamente nada foi feito. Sei que a Fibra não é diretamente responsável, mas tem a obrigação basilar de cuidar do bem-estar de seus alunos, principalmente às proximidades da faculdade.
Que reclame ao secretário de Segurança, que solicite uma patrulha nas imediações da faculdade. Que cobre posicionamento urgente e responsável por parte do governo do Estado.
Não podemos mais ficar à mercê de canalhas, covardes e inescrupulosos assaltantes assassinos.

13 comentários:

Carlos Augusto disse...

Caro PB, obrigado pelo publicação.

Tenho certeza que a FIBRA após a repercussão que vai ter essa publicação em seu blog, começará a tomar as medidas necessárias.

Só quero fazer uma retificação, por uma falha minha, digitei a data errada. O ato criminoso aconteceu nesta última terça-feira, dia 08.09.09 e não 08.08.09, inclusive com a devida ocorrência registrada na delegacia pela vítima.

Obrigado novamente.

Anônimo disse...

Ontem, na rodovia Transcoqueiro, às 21:00, meu irmão foi assaltado por dois bandidos. Ele estava de moto a uma certa velocidade e foi surpreendido por um marginal que invadiu a pista com pistola em punho e o obrigou a entregar a moto e o laptop do trabalho.

Segurança Pública é coisa que não existe nessa "Terra de direitos".

A Polícia Militar do Pará vem tentando colocar em prática o projeto Segurança Cidadã, mas o governo do estado cortou a verba do programa. É que para a Ana Júlia é mais importante que o governo vá passear nas Disney do que ficar aqui batendo cabeça para solucionar os problemas de segurança do Estado.

Ana Júlia trata a Segurança Pública do Estado do mesmo jeito que trata os doentes de câncer no Ofir Loiola: caso perdido.

Poster disse...

OK, Carlos.
Está corrigido.
Abs.

Álvaro Grosswan Damasceno disse...

Tem razão o Carlos Augusto. O risco que os alunos da FIBRA correm de sofrerem sequestro relâmpago ou assalto ao se dirigirem para suas residências após o término de suas aulas é cotidiano. Sou aluno daquela instituição de ensino superior e somente na minha sala de aula um amigo e uma amiga já foram vítimas quando adentravam em seus veículos. Tenho conhecimento que a direção da FIBRA já foi informada para que tomasse providências para tentar pelo menos diminuir a incidência desses assaltos/sequestros, entretanto, nem ao menos à Secretaria de Segurança Pública foi acionada por meio de ofício pela direção da faculdade para que se ponha termo ao atual estado de coisas. Lamentável tal atitude dos mandatários da FIBRA. Quem não zela por seus alunos, pela segurança deles, não pode merecer a credibilidade da sociedade paraense como um todo. Fica aqui meu apoio ao Carlos Augusto em seu comentário e, espero que a FIBRA tome as providências necessárias para garantir mais segurança aos seus alunos, pelo menos nos arredores da faculdade. Não estou dizendo que é a FIBRA a culpada pelos assaltos, nem tampouco que é a Faculdade que tem o dever de dar segurança pública, contudo, deve ela ao tomar conhecimento dos fatos, se somar aos pleitos de seus alunos junto às autoridades competentes e, solicitar providências no sentido de tranquilizar todos que naquela faculdade estudam e que buscam seus aperfeiçoamentos profissionais para vislumbrarem melhores condições de vida para seus familiares.

Anônimo disse...

Não é só na fibra que acontece isso mas quero concordar com o estudante. O diretor tem tomar alguma atitude.

Anônimo disse...

Ei! Os ladrões estão brincando de pira na frente da Fibra. Sou aluno de Administração e já sofri na pele.

Paula disse...

Que horror, estudo na FIBRA e já tinha ouvido falar sobre sequestros e roubos perto de lá. Estaciono meu carro na Diogo Moia e tenho pânico dos flanelinhas. Imagina se eles pegarem uma mulher, por isso só saio junto com um monte de gente. Também acho que a diretoria da FIBRA deveria tomar uma atitude radical.

Bruno_Philósopho disse...

Mano, 2 pontos:

Primeiro e mais delicado: Em frente à citada faculdade existem dois bares. O Arara Blue e o Periquito Yellow. Já ouvi reclamações de funcionários dos dois estabelecimentos que não são nada boas. O problema é que a iluminação da Alcindo Cacela é extremamente ineficiente, deficitária, ou seja, os pontos de luz ali não atendem aqueles que usam a Avenida como ponto de trânsito, quer sejam estudantes, quer sejam meros transeuntes. A polícia até transita por ali mas apenas a altas horas, quando fazem "a cobrança do fechamento dos estabelecimentos".

Algum tempo atrás, os bandidos roubavam a qualquer hora do dia quem transitasse descuidadamente entre a Diogo Moia e a Oliveira Belo. Eu mesmo já vi assaltos neste quarteirão. Os meliantes agem armados (não sei se com arma de brinquedo ou de verdade) e montados em bicicletas. Denuncias foram feitas e... NADA!

Outro ponto é que, durante a campanha, Ana Júlia reiterou que não vivíamos num estado com "sensação de insegurança". Vivíamos, sim, "inseguros". Isso, por si só já denota a preocupação que ela deveria ter com a segurança das pessoas.

Certa vez li a respeito de um discurso vencedor de eleições,mas da Alemanha, se não me falha a memória: O candidato A fala que o candidato B pode 'não terminar o mandato porque é velho e tal...'.A resposta do candidato B foi a seguinte: "Nero era novo e incendiou Roma".

Issoprova que a governadora não é boa de gerência. Mas aqui a Prefeitura tem sua parcela de culpa

Anônimo disse...

Acabei de chagar da Fibra é tá sendo passado um abaixo-assinado pelos alunos para cobrar atitudes por parte da direção.

Abs.

Poster disse...

Olá, Anônimo.
Tem como mandar uma cópia do abaixo-assinado para o blog?
Se for possível, escaneie o documento e mande para o e-mail do blog - blogespacoaberto@blogspot.com

Anônimo disse...

Bom-dia, Paulo,

Com certeza, estou te enviando um e-mail daqui a pouco com mais esclarecimentos.

Abs,

Anônimo disse...

Boa-noite,Paulo,

Você recebeu meus e-mails? Tentei mandar pelo endereço que você informou no comentário acima, mas voltaram. Hoje mandei pelo gmail, será que foram?

Abs,

Poster disse...

Recebi sim, Anônimo.
Tudo certo.
Abs.