quarta-feira, 16 de setembro de 2009

Sé volta a acolher a Santa

No AMAZÔNIA:

Pode parecer de difícil compreensão, mas é preciso que o povo entenda que a Catedral (Metropolitana de Belém) e o Círio são realidades distintas. A catedral é um espaço religioso importante independente da saída do Círio. Assim como o Círio é uma grande festa religiosa independente da catedral. Ele poderia partir de qualquer outro lugar - como já ocorreu no passado - e não perderia sua força. Não é um privilégio para a catedral abrir as portas para o Círio. Ao contrário, é um privilégio para a procissão partir da catedral', compara o padre José Gonçalo, cura da catedral.
Polêmico, o padre José Gonçalo se esforça para dissociar a imagem da catedral, conhecida também como Igreja da Sé, à da procissão religiosa que ocorre no segundo domingo do mês de outubro. Segundo ele, a conclusão da obra de restauração da igreja às vésperas da Festa não indica um planejamento especial para a ocasião. 'A grande diferença para o Círio deste ano é o fato de que após quatro anos a imagem de Nossa Senhora de Nazaré voltará a ser acolhida pela Catedral ao final do traslado', conta.
Durante o período em que a catedral esteve fechada, a imagem da Santa permanecia a durante toda a madrugada sobre o altar montado em frente à igreja. Este ano, assim que chegar à Sé a imagem de Nossa Senhora será coloca no altar da igreja e não mais sobre o altar montado na praça. Outra mudança em relação ao ano passado será o local de celebração da missa de chegada. A partir deste ano, a missa voltará a ser celebrada no interior da igreja. A vigília de fiéis também ocorrerá dentro da Sé, local em que a imagem permanecerá até às 3 horas da manhã de domingo quando será transportada para o altar montado do lado de fora da catedral. A missa do domingo de Círio continuará sendo celebrada ao ar livre e, segundo o cura da Sé, o horário da celebração não será alterado. A missa será às 6 horas.
'Muitos podem não lembrar, mas há oito anos a missa que antecede a saída da procissão do domingo é celebrada em frente à igreja. O povo acabou associando a missa campal aos trabalhos de reparo da igreja quando na verdade a missa saiu da igreja pois não havia mais como acolher o enorme número de fiéis que se aglomeravam. Um ano após minha chegada, a igreja passou a abrir suas portas às 3 horas em uma tentativa de evitar grandes tumultos, mas não resolveu. Em poucos segundos a igreja ficava tomada de gente e muitos passavam mal e desmaiavam enquanto esperavam pelo início da missa. A melhor solução foi levar a missa para a praça. Decisão tomada por mim e apoiada pela Diretoria da Festa', relembra o padre José Gonçalo.

Nenhum comentário: