quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Repressão tira mais cocaína pura da rua

No AMAZÔNIA:

Mais de quatro quilos de cocaína pura, avaliados em R$ cerca de 60 mil, foram apreendidos por agentes da Receita Federal em uma fiscalização rotineira em um barco procedente de Manaus (AM) que havia chegado ao Porto de Belém, na Companhia das Docas do Pará (CDP), ao amanhecer de ontem. A carga, que estava escondida dentro de um caixote, foi abandonada à hora em que os fiscais iniciaram a revista, o que indica que um dos passageiros a largou no chão quando percebeu a presença de fiscais da RF - que chegaram antes da embarcação aportar. O material entorpecente foi encaminhado à sede da Superintendência Regional da Polícia Federal (PF) do Estado, onde um inquérito foi instaurado para localizar seu dono. Até a noite de ontem, ninguém havia sido identificado, mas a tripulação deverá ser ouvida nos próximos dias para que a polícia consiga pistas sobre o possível dono da droga.
Segundo informações da Receita Federal, a embarcação 'Cisne Branco III' trazia cerca de 70 passageiros, além de carga não-acompanhada, e havia partido de Manaus à tarde de sexta-feira, com destino à capital paraense. Ao chegar ao porto da CDP, onde encostou em frente ao armazém de número nove, a embarcação foi revistada por uma equipe de três fiscais - dois auditores e um analista. Os fiscais acharam estranho ver o caixote abandonado e levaram o conteúdo até o cão farejador que acompanhava a equipe. A reação do animal indicou que ali poderia haver drogas.
A apreensão foi rapidamente comunicada à Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho (Direp) da Receita, que recebeu o material e acionou a Polícia Federal. Como nenhum dos passageiros foi identificado como portador da carga, ninguém pôde ser detido para prestar esclarecimentos à polícia. Porém, a lista de passageiros já foi solicitada pela Receita. 'A suspeita é que o passageiro que trazia este material evadiu. Então, a PF deve ouvir algumas pessoas para chegar à identidade da pessoa que trouxe ou enviou esta carga de Manaus', disse Luciano Carinhanha, chefe da Direp.
A procedência e destino da cocaína - que veio em seu estado puro - são provavelmente aqueles já investigados pela PF desde 2006. O material faria parte da rede de tráfico que traz cocaína da Colômbia, atravessando-a pelos Estados do Amazonas, Pará e Maranhão para enviá-los à Europa, segundo informações preliminares.
'Na forma de pasta, por exemplo, o beneficiamento transformaria esses quatro quilos em 40 kg. Ou seja, é um volume muito alto, que indica que a carga apreendida tem envolvimento com algum esquema grande de tráfico', diz o chefe da Direp. Esta foi a primeira vez em que a Receita registrou uma apreensão de droga no porto de Belém. Denúncias sobre tráfico de entorpecentes, sejam por via hidroviária ou aérea, podem ser encaminhadas anonimamente ao e-mail direp.pa.srrf02@receita.fazenda.gov.br

Nenhum comentário: