sábado, 19 de setembro de 2009

Odair, o vice de direito. Puty, o vice de fato.

Na coluna “Repórter 7o”, edição de O LIBERAL desta sexta-feira (18):

VICE
Entendimento

O vice-governador Odair Corrêa (PDT) vai tentar se entender com a governadora Ana Júlia sobre o seu já restrito território no governo. Ele anda descontente com o avanço de alguns secretários sobre o CredPará, único quinhão que lhe coube no latifúndio estadual. O ataque acontece desde que Odair revelou que será candidato a deputado federal. Suas verbas foram reduzidas a ponto de ter que pagar do próprio bolso o aluguel de aeronave para viajar pelo Estado.

Lealdade

O vice-governador está proibido de comprar passagens áreas para seus poucos assessores e não tem conseguido usar os aviões do Estado, que sempre estão com problemas mecânicos ou em missão. Odair pretende dizer à governadora, caso ela o receba, que sempre lhe foi fiel e a defendeu por todos os quadrantes dos ataques inimigos. E que, nas vezes que assumiu o governo, não praticou nenhum ato que comprometesse a sua lealdade.


É humilhante.
É verdadeiramente humilhante o tratamento dispensado pela governadora Ana Júlia ao vice-governador Odair Corrêa (na foto).
Não por ser ele o Odair – porque o vice poderia muito bem ser o Pedro, o Miguel, o José, o Francisco, qualquer um.
O tratamento é humilhante por ser Odair o vice-governador do Estado.
Um vice-governador que não sabe nem se a governadora o receberá em audiência não está sendo tratado como vice-governador.
Está sendo tratado como um moleque, como um qualquer.
Um vice-governador que precisa pagar do próprio bolso o aluguel da aeronave para viajar pelo Estado não está sendo tratado como vice-governador.
Está sendo tratado como um moleque, como um qualquer.
Se o argumento a ser apresentado for o de que o vice quer desfrutar do avião e de outras prerrogativas inerentes ao seu cargo para pavimentar a candidatura dele a deputado federal, então deveria ser adotado um tratamento equânime.
Se esse for o argumento, Sua Excelência a governadora deveria fazer o mesmo com seu vice, o dr. Cláudio Puty.
Puty? Vice?
Sim, o chefe da Casa Civil, como aqui já disse – e faz alguns meses –, é a segunda pessoa mais importantes do governo Ana Júlia.
Mais importante do que o próprio vice-governador.
Por quê?
Porque ele é da DS.
DS é a Democracia Socialista.
Democracia Socialista é a tendência petista a que pertence a governadora.
E a governadora que fazer de Puty candidato.
A quê?
A deputado federal, o mesmo cargo a que Odair aspira.
Mas Puty, ao contrário de Odair, tem avião à disposição e dispõe de toda a estrutura inerente a seu cargo para se deslocar pelo interior do Estado.
- Ah, mas Puty não está fazendo política – dirão uns quatro ou cinco.
É mesmo?
Contem outra.
Contem outra, que essa não cola.
Como não cola humilhar o vice-governador e retirar-lhe prerrogativas inerentes a seu cargo, deixando-se de fazer o mesmo com Puty.
São dois pesos e duas medidas.
Porque Odair é um, e Puty, obviamente, é outro.
Odair é o vice de direito.
Puty é o vice de fato.
Quem ainda duvida?

10 comentários:

Anônimo disse...

Vice? Ele é o governador de fato! Ana Júlia foi eleita, mas entregou a prerrogativa de governar para quem não teve um voto!

Anônimo disse...

Esse vice é um babacão..., mas a Ana Júlia não tem direito de esquecer que ele é o seu vice, eleito junto com ela para esse desgoverno.

Tem mais: se o avião e as passagens forem para a realização de algum trabalho "em favor do Pará", tudo bem! Mas para fazer políticagem no interior, me poupe.

Anônimo disse...

Penso que o poster deveria dar uma atenção especial ao caso "Mudança de perfil jurídico da Funtelpa", que deixou de ser Fundação Paraense de Telecomunicações e passou a ser Fundação Paraense de Radiodifusão.Acontece que foi feito um levantamento prévio de todas as funções e cargos para tentar reordenar também funções, cargos e salários da Fundação. Até aí tudo muito bem. Só que na prática a reestruturação serviu mesmo para tornar os DAS da atual gestão contratados, com carteira assinada,e bons salários, para quando deixarem seus cargos sairem com direitos da CLT. Os servidores efetivos, alguns com mais de 25 anos, continuam ganhando os salários minguados salários de 400 ou 500 reais. É preciso que alguém investigue isso.

Anônimo disse...

O QUADRO VAI MUDAR
JADER VEM CANDIDATO A GOVERNO

Atorres disse...

Esse vice é um inútil!! Como a maiora dos vices. O vice só serve para compor uma chapa e ganhar aliados políticos em uma eleição. Não serve para mais nada. E ninguém liga para esse vice. Dia desses ele estava na AABB fazendo charme e comendo com um monte de gente e aí eu pensei: que desperdício de seguranças e dinheiro púiblico!! Nessa reforma política deveriam acabar com o vice e instituir o chefe da casa civil como o segundo na sucessão. Como é de fato. Tanto nos estados como no poder máximo da repúblca!

Anônimo disse...

Mudar? Que quadro é esse que colocas? Jáder não ganha para governador, pois não tem a máquina nem estadual e federal. Além disso,talves nem para o senado ele ganha. Voto tem, mas só ganha caso tivesse apoio do PT e isso é impossível. Quem viver verá.

Anônimo disse...

Dr. Bemerguy. Não quero fazer críticas negativas ao seu comentário, de forma alguma. O senhor tem o livre e sagrado direito de escrever e exercer a boa imprensa, e é bom que seja de fato assim e o faça sempre – para o bem da democracia. É de coração que lhe digo isso. Creia-me!
Mas a minha intenção aqui, e sei que pode parecer difícil de acreditar, não é de forma alguma defender o Chefe da Casa Civil – e não é mesmo. No entanto, dentro dos limites que me cabem na estrutura administrativa e hierárquica da Casa Civil do governo do Estado, posso afirmar que – no tocante ao uso das aeronaves do governo – o Vice-governador sempre gozou das prerrogativas inerentes ao seu cargo.
Todavia, há no momento situação bem particular. O senhor sabe que a crise mundial pegou a todos de jeito. Não houve criatura nesse mundo globalizado que não tenha sofrido com suas influências. Uns mais, outros bem menos.
Por conta disso, o contingenciamento de nossas despesas, como faz todo mundo em momentos de apertos financeiros, está sendo uma realidade. Não vou continuar com este argumento, porque vai acabar virando uma choradeira e isso não é bom também para a alma.
O governo foi para o interior e, lógico, a utilização dos aviões aumentou. Mas, com a referida crise, o uso das aeronaves, no caso, foi diminuído consideravelmente.Os Secretários de Estado podem confirmar isso. A própria governadora está fazendo viagens de carro para o interior do Estado. Mês passado ela se deslocou, via Alça Viária, para a região Tocantina. O Chefe da Casa Civil, a mesma coisa. Uma das decisões que tomamos, por exemplo, para onde haja aviação comercial, com Marabá, Santarém, Itaituba, enfim, deve-se optar por ela.
Além disso, meu caro Bemerguy, sobre aviões em manutenção, é também pura verdade. Um avião, o Caravan, está com as horas de vôo esgotadas. O outro, do tipo Xingu, estava à época do pedido do Dr. Odair com um problema na bomba de combustível.
Mas, para sua informação, o senhor pode checar com o gabinete do Vice, ontem mesmo (18) ele se deslocou em avião para a cidade de Soure. E, para Santarém, ele já foi de avião de carreira.
É isso, meu caro Bemerguy. O Vice, posso dizer, é realmente um grande parceiro, um homem leal e, sobretudo, bastante cordial nas suas relações. Nada, creia, é feito para inviabilizar a sua atuação e papel constitucionais no nosso Estado.

Grande abraço,

Anônimo disse...

Enquanto ela voa, com seus carregadores de bolsas, falta até papel higiênico nos órgõas públicos estaduais. Cortam recursos ao orçamento geral para 2010,sob a alegação da "crise".
E assim caminha o povo sofrido deste estado, pois não dá pra voar, é muito caro, tem de ser a pé.

Anônimo disse...

Em acréscimo ao acertado comentário do Anônimo das 11:32, lembro que, quando os franceses invadiram a Lombardia na época das conquistas napoleônicas, os milaneses diziam com ironia: "Liberté! Egalité! Fraternité! Eles de carruagem e nós a pé!" Eheheheheheheh!!!

Anônimo disse...

quem viver verá
jader é o próximo governador
interessa para o lula só a dilma
e êle quer os dois palanques do segundo turno
ana e jader
senadores
dudu e paulo rocha
dudu apoia ana desde o primeiro turno
jader se alia a jatene no segundo turno
vem,jader, jatene, jordy e ana
acertado em brasilia