quarta-feira, 23 de setembro de 2009

A festa dos motoboys nas imediações do Spazzio Verdi

De leitora que se assina Maria de Belém, sobre o artigo de Francisco Sidou, intitulado “Nós” que não desatam:

Li o post e não resisti em denunciar.
Imagina se vão resolver o problema do trânsito de Belém, se a PMB não consegue fiscalizar nem as calçadas.
Sou moradora de um conjunto que fica na Braz de Aguiar e na frente no meu prédio há um grande restaurante com entrega de pizza.
Neste estabelecimento, eles contam com diversos motoboys que, após as 18h, estacionam livremente nas calçadas. E durante o dia o serviço de zona azul implantado nesta rua, é impressionantemente tolerante com os referidos motoboys e diversos outros motoqueiros, que estacionam na área quando vão prestar algum serviço ao restaurante, coisa que não acontece com outras moto particulares.
Não votei no atual prefeito e, guardando qualquer crítica que ele mereça, reconheço que a Faixa Cidadã (projeto do governo federal que está revitalizando diversas calçadas da cidade, incluindo sinalização específica para portadores de deficiências visuais), é um passo à frente em favor dos referidos portadores, mas que é jogado ao lixo pela própria população, que comete diversas infrações num único ato.
É muito comum ver os motoboys desse restaurante (e creio que em todos os outros restaurantes também), transitando na contramão e em cima da calçada, tirando o espaço do pedestre e quase atropleando-os também.
Ao meu ver, a falta aí não está apenas no motoqueiro, e sim na empresa, que vê o fato e se omite da responsabilidade sem cobrar essa ética do profissional que presta serviço para ela.
Outro fator que impressiona é que os próprios motoboys são cientes desta infração, pois eles cobrem a placa das motos com pedaços de papel ou os retiram quando estão na calçada para dificultar a identificação e provável multa das mesmas.
Porém, após as 18h, não se vê nenhum agente de trânsito que possa vir a multar ou frear esse ato, além da conivência dos agentes da zona azul, que ao longo do dia não dão a menor atenção ao fato, não denunciam aos agentes da CTBel, enfim, não há critérios.
Sugiro que, se possível faça-se uma cobertura sigilosa destes atos para, quem sabe, um dia a cidadania possa existir de uma forma plena para todos, pois, muitas vezes, quem a tem não sabe usar.
Espero poder contribuir para uma Belém cidadã de verdade.

-------------------------------------------

Do Espaço Aberto:

A leitora não diz, mas o blog diz.
O restaurante a que ela se refere é o Spazzio Verdi, que fica na Braz de Aguiar, entre Generalíssimo e Quintino.

Um comentário:

Marcelo disse...

PB,

os motoboys da Pizza Loca, que funciona no armazém Santo Antônio, também são useiros e vezeiros de trafegar por cima das calçadas. Já cheguei advertir uns deles, que claro não deu a menor confiança.

Marcelo Vieira