quarta-feira, 23 de setembro de 2009

CPI da Saúde acaba em pizza

No AMAZÔNIA:

Em comemoração ao dia da Juventude, transcorrido ontem, as Juventudes Democrata e do PSDB convidaram entidades para participar de um protesto contra conclusão da Comissão Parlamentar de Inquérito da Saúde que, segundo os manifestantes, foi conduzida de maneira irresponsável. O grupo, com cerca de 50 pessoas, levou pizzas à Câmara Municipal de Belém. 'Como se esperava, (a CPI) acabou em pizza e nós viemos comer a pizza aqui na Câmara', disse Gilton Paiva, presidente da Juventude Democrata, que usava um nariz de palhaço.
Há cerca de três semanas, a CPI da Saúde entregou o relatório final contendo recomendações à prefeitura de Belém. Para Gilton, a CPI deveria exigir da PMB melhorias no sistema de saúde da capital paraense. 'Dos cinco vereadores que faziam parte da mesa da CPI, três era da base governista e foram justamente os que assinaram o relatório final', afirmou o presidente da Juventude Democrata. A Comissão foi presidida pela vereadora do PDT Tereza Coimbra, tendo como vice-presidente o vereador do PTB Nadir Neves e Gervásio Morgado, do PR, como relator, completando, assim, a base governista da CPI.
Os vereadores José Scaff Filho, do PMDB, e Ademir Andrade, do PSB, também participaram da bancada, que foi formada após criação de blocos partidários onde a maioria de formou pela base governista. Segundo Ademir Andrade, que requereu a CPI, os médicos vereadores foram desprezados 'com a intenção de colocar os três elementos que estavam lá para defender de forma intransigente a prefeitura'. Andrade e Scaff acabaram não tendo participação no relatório final, uma vez que seus pedidos sequer eram encaminhados pela presidência. 'Não assinei o relatório porque jamais colaboraria com relatório ‘fajuto, cretino, vazio’, que não diz nada. Um relatório oficial do governo', disse Andrade. Os manifestantes tentaram entregar uma pizza ao presidente da Câmara, Walter Arbage, do PTB, mas foram proibidos de entrar no plenário. O vereador Evaldo Rosa, o Cobrador Pregador, do PPS, comeu uma fatia e declarou que a conclusão da CPI não mudou o caos que se encontra o sistema de saúde de Belém, embora a base governista diga que está tudo bem.
A presidente da CPI, Tereza Coimbra, afirma que as recomendações propostas no relatório final estão sendo cumpridas. Segundo ela, a CPI foi encerrada após análise dos documentos apresentados e recomendações que passam do Legislativo para o Executivo, sendo obrigatório seu cumprimento, caso contrário a prefeitura de Belém será punida pelo Ministério Público. Tereza ainda defendeu a formação da bancada dizendo que houve um consenso entre os blocos partidários e que nenhum médico foi sugerido para compor a Comissão.
Andrade afirmou que houve manipulação da mesa durante o trabalho da CPI. Ele disse que a CPI foi determinada pela Justiça após a tentativa da base governista de não levá-la adiante, que acabou elegendo tudo, desde a formação da Comissão até o relatório final.

Um comentário:

Anônimo disse...

Tudo conforme previsto.
Pizza à vontade, para todos os sabores, regada não a azeite, mas a óleo de peroba e temperada com serragem dos caras de pau!