sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Corda será levada por 14,4 mil

No AMAZÔNIA:

Cerca de 14,4 mil promesseiros devem carregar a corda na Trasladação e no Círio de Nazaré neste ano. A estimativa é do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos do Pará (Diesse). Os números da pesquisa foram apresentados por ocasião da chegada da peça a Belém na tarde de ontem.
Segundo o Dieese-PA, a projeção mostra que, por metro linear de corda, que mede 800m de comprimento, cabem, em média, 12 pessoas, sendo seis de cada lado. Levando em consideração também que, durante o trajeto do Círio, são colocadas mão sobre mão, o número de pessoas por metro linear pode chegar, no máximo, a 18 pessoas, nove de cada lado. 'Na Trasladação e no Círio as duas partes da corda continuarão sendo divididas em núcleos e estações, onde trabalharão, como apoio e coordenação, cerca de 226 pessoas. Serão dois núcleos, o da cabeça, que puxa a corda, com cerca de 46 pessoas e o da berlinda', explica o Dieese.
'Agora, o Círio começou efetivamente. A corda em Belém simboliza a chegada à trajetória final de todo um trabalho', comentou o diretor-coordenador da Festa de Nazaré, César Neves, ao apresentar a peça à imprensa ontem à tarde. Com 800m de comprimento, duas polegadas de espessura e cerca de 1,2 mil quilos, um dos principais objetos da fé dos paraenses na Virgem Maria está guardada na Estação dos Carros, no arraial de Nazaré. A corda será dividida em duas partes iguais para serem usadas na Trasladação e na procissão do segundo domingo de outubro.
Símbolo de gratidão e promessa dos devotos, a peça foi fabricada em Salvador (BA) e levou três dias para chegar a Belém, após percorrer quase dois mil quilômetros. Para o técnico de enfermagem Davi Souza, 25, saber que a corda que ele ajuda a carregar há sete anos está em Belém o deixa em estado de graça. 'É como se alguém importante estivesse perto de nós e vamos encontrá-la em alguns dias', comenta. Ele faz o sacrifício de fé para agradecer a Nossa Senhora pela cura de uma tuberculose. 'Se não fosse minha fé e o amor de Maria acho que não estaria aqui para contar história', diz.
Já a advogada Andreza Ramos, 23, conta que está se preparando para acompanhar a Trasladação na corda pela sexta vez. 'Faltam quatro anos para que eu termine o pagamento de minha promessa', revela a jovem, que pediu à padroeira a graça de ser aprovada no vestibular.
A corda foi usada pela primeira no Círio de 1855, quando, devido às enchentes no Ver-o-Peso, foi preciso desatolar a berlinda com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Os romeiros usaram cordas para puxar o andor do lamaçal. Mas somente em 1885, 30 anos após o ocorrido, é que a corda foi introduzida oficialmente na procissão do Círio.

Nenhum comentário: