sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Órgãos discutem medidas preventivas

No AMAZÔNIA:

Representantes de órgãos municipal, estadual e federal de saúde e Vigilância Sanitária estiveram reunidos na noite de ontem com a Diretoria da Festa de Nazaré e todas as instituições que atuam no Círio para discutir e organizar as ações preventivas e de atendimento aos romeiros. A maior preocupação é com a gripe suína. A recomendação é para que as pessoas que integram os grupos de risco, como as crianças menores de dois anos, as grávidas, os idosos, as que têm problemas cardíacos e respiratórios como asma, fiquem em casa. Eles também devem evitar as procissões que antecedem ao Círio, as aglomerações e locais fechados.
Outra importante recomendação é para os que apresentarem sintomas como febre, tosse e dor de garganta durante todo esse período de festas do Círio não saiam de casa pelo menos durante sete dias, até que os sintomas desapareçam. 'Pedimos que por favor fiquem em casa, é mais seguro para todos e para os que merecem maiores cuidados', orientou Ana Helfer, coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Sespa (Secretaria de Estado de Saúde Pública). Ela também pediu aos que irão receber pessoas em suas casas, que se alguém manifestar os sintomas de gripe suína, deve usar máscara para evitar o contágio.
O secretário municipal de Saúde, Carlos Vinagre, informou que tanto a rede básica de saúde como os dois hospitais de pronto-socorro de Belém terão reforço de equipes médicas durante o Círio para melhorar o atendimento. Ele garantiu que os PSMs do Guámá e do Umarizal terão condições de fazer o primeiro atendimento de casos graves. Segundo o secretário, a Sesma irá pelo menos redobrar o quadro de apenas 3 ou 4 plantonistas que fazem a distribuição do medicamento Tamiflu para pacientes de risco com gripe suína nos hospitais públicos e particulares.
O diretor coordenador da Festa de Nazaré, Cézar Neves, disse que será feita a massificação das informações pela arquidioceses nas paróquias e pelos meios de comunicação.

Nenhum comentário: