segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Casa Civil esclarece sobre o uso de aeronaves

De um Anônimo, que, segundo ele mesmo diz, integra a “estrutura administrativa e hierárquica da Casa Civil do governo do Estado”, sobre a postagem Odair, o vice de direito. Puty, o vice de fato.:

Não quero fazer críticas negativas ao seu comentário, de forma alguma. O senhor tem o livre e sagrado direito de escrever e exercer a boa Imprensa, e é bom que seja de fato assim e o faça sempre – para o bem da democracia. É de coração que lhe digo isso. Creia-me!
Mas a minha intenção aqui, e sei que pode parecer difícil de acreditar, não é de forma alguma defender o chefe da Casa Civil – e não é mesmo. No entanto, dentro dos limites que me cabem na estrutura administrativa e hierárquica da Casa Civil do governo do Estado, posso afirmar que – no tocante ao uso das aeronaves do governo – o vice-governador sempre gozou das prerrogativas inerentes ao seu cargo.
Todavia, há no momento situação bem particular. O senhor sabe que a crise mundial pegou a todos de jeito. Não houve criatura nesse mundo globalizado que não tenha sofrido com suas influências. Uns mais, outros bem menos.
Por conta disso, o contingenciamento de nossas despesas, como faz todo mundo em momentos de apertos financeiros, está sendo uma realidade. Não vou continuar com este argumento, porque vai acabar virando uma choradeira e isso não é bom também para a alma.
O governo foi para o interior e, lógico, a utilização dos aviões aumentou. Mas, com a referida crise, o uso das aeronaves, no caso, foi diminuído consideravelmente. Os secretários de Estado podem confirmar isso. A própria governadora está fazendo viagens de carro para o interior do Estado. Mês passado ela se deslocou, via Alça Viária, para a região Tocantina. O chefe da Casa Civil, a mesma coisa. Uma das decisões que tomamos, por exemplo, para onde haja aviação comercial, com Marabá, Santarém, Itaituba, enfim, deve-se optar por ela.
Além disso, meu caro Bemerguy, sobre aviões em manutenção, é também pura verdade. Um avião, o Caravan, está com as horas de vôo esgotadas. O outro, do tipo Xingu, estava à época do pedido do Dr. Odair com um problema na bomba de combustível.
Mas, para sua informação, o senhor pode checar com o gabinete do vice, ontem mesmo (18) ele se deslocou em avião para a cidade de Soure. E, para Santarém, ele já foi de avião de carreira.
É isso. O vice, posso dizer, é realmente um grande parceiro, um homem leal e, sobretudo, bastante cordial nas suas relações. Nada, creia, é feito para inviabilizar a sua atuação e papel constitucionais no nosso Estado.


-----------------------------------------

Do Espaço Aberto:

É uma pena que o autor do comentário não tenha se identificado.
Seus esclarecimentos, por oportunos, valem um comentário do blog.
Primeiro, ninguém, nenhum leitor, deve sentir-se vexado, constrangido, aturdido ou seja lá o que for, quando tiver críticas a fazer sobre posicionamentos do blog em relação a qualquer assunto.
Segundo, é surpreendente a elegância, a objetividade e a pertinência das colocações do autor do comentário. Por isso, repita-se, é uma pena que ele não tenha se identificado, porque o comum, em situações do gênero, são críticas ofensivas para rebater certos posicionamentos aqui expostos. Críticas que apenas ofendem, mas nada esclarecem.
Terceiro, não se desconhece a crise e suas repercussões nas finanças estaduais.
Quarto, também não se desconhece o esforço do governo do Estado, em apertar os cintos.
Quinto, ao que parece, há procedência nas colocações sobre o uso de aeronaves.
É indesmentível, todavia, que o vice-governador Odair Corrêa tem perdido espaço político no governo.
Mas isso, claro, é um problema dele.
Mas a representatividade institucional do cargo que ocupa é de interesse público, geral. Porque é o contribuinte quem paga certos privilégios inerentes ao cargo, como é o caso do uso de aeronaves.
Por isso é que se reclamou aqui de humilhações, não propriamente à pessoa, mas ao ocupante de cargo constitucional de vice-governador do Estado.
Mas se o vice continua a ser alguém que está merecendo a consideração, não por ser ele Odair, mas por ser o vice-governador constitucional do Estado do Pará, então menos mal.
Para Odair e para o Estado.

4 comentários:

Anônimo disse...

Estão de brincadeira, onde mesmo este Governo faz economia? Agora mesmo a Governadora vai conhecer a Disney levando desde fotografos, esteticistas, maquiadoras e mais 7 pessoas tudo por conta do Estado. Onde está a seriedade desta gente? Se eu fosse o Vice eu agora imitaria o Hélio Gueiros Junior e demitiria o PUTY e veria o que aconteceria.

Anônimo disse...

ontem na pça. da república o pronunciamento do vice governador foi uma lástima

Unknown disse...

PB,

Perá lá, querido PB , vc acha mesmo que o Governo do Pará faz "esforço para apertar os cintos "???

Alguém "engole " esse anônimo e suas dúbias explicações ( melhor dizer, tergiversações )???

Justo no exato momento em que a Governadora vai aos EUA com sete - 7 - assessores , incluindo repórter e fotógrafo ( o que é inédito nestas paragens ) ???

Justo neste (des) governo que continua a nomear " assessores especiais " aos cambulhões ( já passam de 1.500 ) , que não fazem nada , sequer vão ao local do emprego ( que de trabalho nada tem! ), apenas pegam o contracheque no final do mes???

Eu poderia me estender em atos irresponsáveis e altamente custosos ao erário público perpetrados pelo atual governo, mas seria até tedioso posto que do conhecimento de todos.

E, convenhamos , quem é esse "esclarecedor " que se esconde no anonimato e , longe de clarificar, turva o assunto..., né não ? Voce é responsável, sério , pratica a boa gestão e quer "esclarecer " qualquer assunto, a primeira e boa regra é individualizar-se , identificando-se . Como diz o "cabôco "- que não é o Jatene, este deve estar pescando lá em S.Caetano - quem não deve não teme ....

Salud!

Poster disse...

OK, Anônimo das 14:08.
Recebi o comentário.
Muito obrigado.
Abs.