No AMAZÔNIA:
Chega a 30 o número de paraenses infectados pelo vírus H1N1, que transmite a Influenza A, ou gripe suína. A confirmação é da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que aguarda para hoje o resultado de mais um caso. Ontem, um avião da TAM pousou em Belém, às 18h20, trazendo a bordo 56 adolescentes que vinham de uma excursão pelos Estados Unidos. Quatro crianças teriam apresentado os sintomas da gripe suína, mas, ainda assim, todos os passageiros do voo, o de número 3891, desembarcaram normalmente, já que nenhuma fiscalização ou exames chegaram a ser feitos nos demais passageiros da aeronave. Todos desembarcaram sem máscaras, mesmo com a possibilidade de alguém estar infectado.
A excursão com os adolescentes - com idade entre 14 e 16 anos - saiu de Belém no dia 2 de julho e passou por Orlando e Miami. Na área externa da sala de desembarque, as famílias aguardavam ansiosas e preocupadas a chegada dos adolescentes. Alguns deles chegaram a fazer contato com os pais, ainda nos Estados Unidos. 'Minha filha ligou e disse que algumas pessoas tinham amanhecido com febre. Estou preocupada, nervosa e apreensiva', disse, abalada, a mãe de uma das adolescentes que estavam na excursão - que prefere ter a identidade preservada.A mãe disse que a viagem da filha aos Estados Unidos foi um presente de aniversário, que ela está arrependida de ter dado. 'Não consegui dormir a noite inteira de tanta preocupação. Estou arrependida de ter dado essa viagem, não era o momento', lamenta. Ela chegou a procurar a Valeverde Turismo, agência que organizou a excursão, mas não obteve informações sobre a situação dos adolescentes. 'Eu liguei várias vezes para a agência. Acho que eles não me aguentavam mais. Só queria informações, mas ninguém falava nada', conta.
Aguardando o desembarque de dois sobrinhos que estavam na excursão, a tia manteve contato com o marido, que trabalha no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, em Manaus. Assim que pousou para fazer a escala, técnicos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) teriam confirmado que quatro dos adolescentes que vinham de Miami apresentavam os sintomas da Influenza A. 'Quatro adolescentes chegaram a apresentar alguns dos sintomas da gripe, mas o avião vai pousar aqui (em Belém) normalmente. Eles (a Anvisa) já falaram com a Anvisa daqui, que liberou o desembarque normal', revelou a tia.
Entre os quatro adolescentes que apresentaram os sintomas, Carlos Júnior, de 14 anos, falou com a reportagem e contou que chegou a ser medicado em Miami. 'Eu fiquei com febre, mas a tia (uma das guias da excursão) me deu um remédio para garganta e eu melhorei', disse Carlos, que informou ter tomado um comprimido do antiinflamatório Nimesulida. Questionado sobre o fato de ter tomado uma medicação dada pela guia e não por um médico, Carlos corrigiu o que falou. 'Na verdade, um médico me examinou. A tia só fez me dar o remédio', afirmou.
Hoje, uma outra excursão, também da Valeverde Turismo, desembarca em Belém. O grupo, com cerca de 120 pessoas, segundo a gerente comercial da agência, Abigail de Albuquerque, pousa no início desta noite.
Um comentário:
Poster, o Ministério da Saúde, junto à Anvisa, realiza ações de orientação à população, entre eles, a recepção em aeroportos. Fornecemos o material e a informação necessários para a realização do trabalho, a fim de que novos casos sejam evitados e, caso confirmados, tratados imediatamente.
Postar um comentário