segunda-feira, 6 de julho de 2009

Fiéis no lançamento do Círio de Marapanim em Belém

No AMAZÔNIA:

Cerca de 500 fiéis participaram do lançamento do Círio de Marapanim em Belém, na última sexta-feira. Um jantar, na igreja Nossa Senhora Aparecida, no bairro da Pedreira, reuniu famílias ligadas ao município, mas que hoje estão radicadas na capital. A festividade de Nossa Senhora das Vitórias, padroeira da cidade, será de 7 a 17 de agosto.
Os eventos prévios realizados meses antes da grande procissão já se tornaram tradição. Não só Belém, mas o município de Castanhal também teve o lançamento da festividade, em maio deste ano. No mesmo mês, foi lançado o evento em Marapanim. 'Isso é mais um pedido dos fiéis. Pessoas que não moram hoje na cidade fazem questão de participar de cada parte do círio. Como há muitos em Belém e Castanhal, estas são as cidades escolhidas para haver o jantar de lançamento', explica Jarbas Silva, vice-diretor da festividade.
O jantar ocorrido em Belém neste último fim de semana não é a única movimentação relacionada ao Círio de Nossa Senhora das Vitórias. De acordo com Jarbas, a imagem da padroeira tem percorrido as dezenas de comunidades pertencentes a Marapanim, já como preparação para a procissão. 'Vai ser assim durante todo este mês de férias. A imagem original se encontra com diversas réplicas que há espalhadas nas localidades mais afastadas, mas que também fazem parte da nossa cidade', diz.
Aniversário - Hoje, dia 6, Marapanim completa 131 anos de emancipação política em relação ao município de Maracanã. A data foi comemorada durante todo o fim de semana com cordões, quadrilhas e bandas em um palco montado na principal praça da cidade, a São Raimundo Nonato. A celebração se encerra apenas nesta segunda-feira, dia de feriado municipal. Atualmente vivem cerca de 28 mil pessoas em Marapanim, município a 120 quilômetros da capital, no nordeste paraense.

Nenhum comentário: