sábado, 7 de março de 2009

Universidades se unem para qualificar ensino

A Universidade Federal do Pará (UFPA) é umas das instituições parceiras do projeto que prevê a criação do Plano de Formação Docente do Estado do Pará. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Educação (Seduc-PA), que busca a integração com os sistemas municipal e federal para qualificar os docentes que atuam na educação básica no Estado, tanto em nível de graduação como de pós-graduação. Com esse objetivo, criou-se o Protocolo SEDUC-IES, o qual prevê um acordo de cooperação entre a SEDUC-PA e as Instituições Públicas de Ensino Superior (IES) do Estado na tentativa de superar os problemas quanto à carência de professores capacitados e qualificados para atuarem nas escolas da rede municipal e estadual de ensino paraense.
Representantes da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), da UFPA, participaram de uma reunião na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em Brasília, para tratar dos últimos detalhes quanto à participação da instituição na elaboração do Plano. Além da UFPA, estão no acordo de cooperação o Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia (IFPA, antigo Cefet) e a Universidade Estadual do Pará (UEPA). Cada uma das IES tem a responsabilidade de traçar projetos pedagógicos para cursos de formação e qualificação de professores da educação básica e disponibilizar docentes para ministrarem tais cursos.
O Plano de Formação Docente é resultado de um plano nacional do Ministério da Educação, desenvolvido com vistas a atender a necessidade de todas as unidades federativas brasileiras. Ao todo, 19 estados se prontificaram em executar o projeto. Segundo o pró-reitor de Ensino de Graduação da UFPA, Licurgo Peixoto Brito, esse fato demonstra a preocupação do Governo Federal com relação à carência de professores qualificados para atuarem na educação básica, problema que é comum em todo o país. De todas as unidades federativas brasileiras, apenas duas, o Acre e o Distrito Federal, afirmaram que não sofrem com o problema.

Mais aqui, no site da UFPA

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