sábado, 7 de março de 2009

Kit escolar: o presente de “tia Ana” ao Buraco Fundo

“Buraco Fundo” é um lugar perdido em Icoaraci. Pelo apelido, deduz-se que é um lugar, por ser fundo, cheio de pobreza.
Lugares cheios de pobreza, miséria, desamparo, falta de saneamento, desurbanização e outros serviços públicos são "pratos cheios" - ou melhor, buracos - para politicagem, demagogia, clientelismo e bolsas.
Pois bem.
Na escola do Buraco Fundo, a diretora fez entrega da "Bolsa Estudante", isto é, dos kits escolares do governo estadual, informando que se tratava de "um presente da tia Ana".
- Tia Ana? - devem ter se perguntado os alunos.
Sim, tia Ana.
A toma Ana Júlia Carepa, Sua Excelência a governadora do Pará.
- É um presente que a tia Ana estava mandando porque ela gosta muito de vocês"- acrescentou a diretora, recomendando que os alunos comunicassem isso aos seus pais, em casa.
Constrangida, uma professora aguardou o encerramento da preleção e tratou de fazer o contra-discurso, esclarecendo às crianças que não era nada de presente da “tia Ana”, e que os materiais entregues foram comprados com dinheiro do imposto que todos nós pagamos.
Viva a professora esclarecida!
Viva!
Se não fosse verdade, seria bela fábula para o anedotário político.
Mas o episódio traz uma bolsa cheia de evidências de que os kits escolares adquiridos sem licitação pública, com parte de seus itens confeccionados na Paraíba e por valores que só investigações – iminentes e breves, vale dizer – poderão levantar precisamente, pois evidências mostram que esses kits pode ter propósitos que vão além, muito além de ensinar B + A às criancinhas do Buraco Fundo.
Podem ter propósitos que, digamos, convergem para 2010.
É isso.
É mais ou menos isso.

3 comentários:

Anônimo disse...

Esperemos agora as inúmeras reuniões dos companheiros para depois, muito depois, emitirem uma "nota de esclarecimento" sobre o assunto.
Não vai esclarecer, mas, tudo bem.

Anônimo disse...

Na verdade a tia Ana deu foi um big presente pra donAna.

Anônimo disse...

Estou até com medo que a tia Ana decrete que farmacias vendam churasco, visto que neste ¨Governo¨compram-se agendas e camisetas em agencias d publicidade, que diga a Double M, digo Mister M. O Governo do PT dizendo para que veio.