segunda-feira, 16 de março de 2009

Kit escolar: Jader e Ana Júlia em clima de “repactuação”

O deputado federal Jader Barbalho, presidente regional do PMDB, almoçou ontem, no Cristal Ville, com a governadora Ana Júlia Carepa.
O encontro foi anunciado.
Anunciado através de nota que o “Repórter Diário”, a principal coluna do Diário do Pará, o jornal de Jader, publicou em sua edição de domingo.
Clique na imagem para ampliá-la e observe a segunda nota, à direita, indicada pela seta.
Ultimamente, tem sido assim: o deputado anuncia os encontros que vai ter com a governadora.
E depois dos encontros, faz um resumo do que foi tratado.
Tudo na maor transparência, é claro.
Normalmente, o resumo desses encontros é tão resumido que para os leitores, pouco habituados às linguagens cifradas dos enunciados oficiais, fica difícil de alcançar qual foi mesmo o resultado desses encontros.
No de ontem, por exemplo, Jader e Ana Júlia ficaram de discutir sobre a “repactuação da aliança PMDB-PT”.
Repactuação?
O que é mesmo isso?
Sabe-se lá.
Parece até linguagem de agenda entre dois chefes do Estado para decidir sobre os destinos do mundo.
Mas não é, não.
É apenas um encontro entre Jader e Ana Júlia sobre políticas paroquiais, para dizer o mínimo.
Na pauta, demandas várias: cargos, o tratamento que os peemedebistas estão recebendo dos petistas nas secretarias – um tratamento péssimo, ao que se diz -, a correlação de forças entre as bancadas e coisas do gênero.
E o que tal “repactuação” tem a ver com kit escolar?
Tudo.
Absolutamente tudo.
Ana Júlia e Jader sabem os trunfos que cada um tem em mãos.
O deputado tem nas mãos a bancada do PMDB. Bastará que Jader estale os dedos para que o PMDB se junte aos tucanos e ambas as bancadas aprovem uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar essa embrulhada dos kits.
E Ana Júlia sabe, por sinais evidentes, que Jader pode fazer isso.
O sinal mais visível e eloquente é o arrojo com que o Diário do Pará tem demonstrado no tratamento jornalístico sobre o assunto.
O jornal, desde o domingo retrasado, tem publicado matérias relacionadas ao caso dos kits durante todos os dias. As reportagens têm saído na página A3, a página nobre do Diário, e não têm poupado críticas ácidas à Secretaria de Educação.
É isso que Jader tem em mãos: a possibilidade concreta de interferir na apuração, no desvendamento dessa história de enredo complicado, ora misterioso, ora claro demais para não deixar dúvidas de que estamos diante de um caso que enseja muitas, muitíssimas suspeitas.
Aliás, olhem de novo para a notinha no Repórter Diário.
Observem que ela está logo abaixo de uma outra.
A nota de cima trata dos kits.
Informa que hoje o núcleo político do governo avaliará essa questão. E acrescenta que até sexta-feira passada “o palácio ainda não cogitava exonerar a secretária de Educação, Iracy Gallo”. Notaram o peso do advérbio “ainda” nesse contexto?
E Ana Júlia, o que é que tem em mãos?
Tem em mãos a sua autoridade de governadora e os poderes daí decorrentes. Basta isso para sintetizar os trunfos de que dispõe Sua Excelência para discutir sobre repactuações e seja lá o que for com aquele que, diz-se, é seu aliado (e quem for inocente que acredite na integridade dessa pretensa aliança).
Inicialmente – apenas inicialmente -, teremos um indício mais ou menos claro sobre o resultado do encontro de ontem, entre Jader e Ana Júlia: a postura editorial do Diário nos próximos dias sobre esse caso dos kits.
Quanto aos demais indícios, descobriremos aos poucos.
Se é que a tal “repactuação” não oferecerá elementos para os descubramos todos, de uma só vez.
A conferir.

7 comentários:

Anônimo disse...

Li não sei onde que JADER viu o cavalo passa selado. Se viu montou e a companheirada vai ter que engolir. Mais cargos, mais Secretarias e coisas mais para que o pessoal dos kits se salve da opinião pública, pois na justiça basta uma arrumação e tudo safo. Ana se tu não sabias, pede ao teu pessoal que vá mais devagar ao pote.

Anônimo disse...

Seu Espaço, atenção para um, digamos, "movimento importante", que poucos notaram.
A Gráfica Delta, cujo dono ameaçou um reporter do Diário do Pará, é o mais novo anunciante do programa Bola na Torre, da RBA.
Hum, estranho, não?!

Anônimo disse...

Seu Paulo, Aprenda como se reajusta a remuneração na República do Procuradores, em detrimento às outras categorias, que estão mendigando 15 % de reajuste. verifique a Lei Complementar n. 068, de 13 de março de 2009, no site da ioepa de hoje.
João Ninguém (funcionário Público Estadual)

Anônimo disse...

Seu Paulo, esquecio um detalhe com relação a República dos Procuradores, vejamos. Inicial de 6.600,00+ 200 % e + Vantagens pessoais, quando não tem dedicação exclusiva. Com dedicação exclusiva, a remuneração é a seguinte 6.600,00 + 25% igual a 8.250,00+ 200% de vantagens + vantagens pessoais.E, dizem, trabalham duas horas por dia, quando vão ao seu local de trabalho.Muito Bom.
João Ninguém (funcionário Público Estadual)

Anônimo disse...

Ao anonimo das 09:43 - Isto é somente o inicio, breve teremos uma parceria Barbalho ´, Montenegro e Carepa e associados esta não é a terra de direitos?

Anônimo disse...

Os companheiros Jader e Ana estavam somente pondo o papo em dia. Vcs falam muito das sérias pessoas e nesta ocasião bolaram um aumento de salarios para o funcionalismo, dizem que será sancionado no dia 01 de abril.

Anônimo disse...

Primeiro de abril não é o dia da mentira?