No AMAZÔNIA:
Um felino de quase um metro de comprimento chamou a atenção de quem passou na manhã de ontem, no campus Guamá, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Segundo guardas do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), da Polícia Militar, tratava-se de uma jaguatirica, também conhecida como gato-do-mato, que buscou abrigo numa árvore de aproximadamente 12 metros de altura. Os guardas ambientais não conseguiram tirar o animal, que fugiu pela mata depois de ficar mais de quatro horas em cima da árvore.
Segundo informações dos funcionários da UFPA, o animal teria subido na árvore por volta das 7h de ontem. O sargento Rocha, do BPA, acredita que a jaguatirica chegou até o local nadando. 'É possível que ela tenha atravessado do outro lado (ilhas que ficam em frente à universidade). Mas não posso afirmar. É só suposição. Provavelmente, veio fugida do desmatamento', opinou o guarda.
Durante o tempo que o animal esteve no alto da árvore, ele urinou e defecou. Ações, provavelmente, provocadas pelo cansaço. Muitos curiosos aproveitaram para filmar e tirar fotos. 'Como é linda. E parece estar calma', disse a estudante Luciana Flores.
O sargento Rocha disse que não pôde tirar o animal da árvore porque não tinha equipamento apropriado, como tranquilizante e uma rede. 'Não temos equipamento para resgatá-la. Já chamamos os Bombeiros e eles farão esse procedimento', afirmou o guarda.
Por volta do meio-dia, sem a chegada do Corpo de Bombeiros, a jaguatirica não se intimidou com a presença da imprensa e de curiosos e desceu rapidamente, sumindo entre as árvores.
Extinção - A jaguatirica é um felino que está na lista de animais ameaçados de extinção, devido ao comércio de sua pele.
De hábitos norturnos, o animal é encontrado na Mata Atlântica e em outras matas brasileiras e tem o costume de passar a maior parte do dia dormindo nos galhos das árvores ou escondido entre a vegetação. As jaguatiricas vivem aos pares, o que é raro entre os felinos.
As fêmeas têm de um a quatro filhotes a cada gestação. Supõe-se que se reproduzem a cada dois anos. O período de gestação varia de 70 a 95 dias. Em cativeiro, estima-se que o animal viva cerca de 20 anos.
A jaguatirica mede entre 65 cm e um metro de comprimento, fora a cauda, que pode chegar a 45 cm. Pesa entre 8 e 16 kg.
Problemas - Os problemas ambientais, principalmente na Amazônia, são grandes. A lista de animais em extinção está disponível no site do Ministério do Meio Ambiente (www.mma.gov.br). O Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), órgão que deveria cuidar dos crimes ambientais, trabalha com cerca de 150 homens, segundo o sargento Rocha. Para atender ao chamado para resgatar o felino na UFPA, na manhã de ontem, apenas dois guardas estavam lá e ainda sem o equipamento necessário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário