No AMAZÔNIA:
O barril de pólvora explodiu às 16h45, quando manifestantes iniciaram o apedrejamento do prédio onde funcionava a delegacia e que entraria em reforma nos próximos dias, na rua Sesc Centenário. Alguns homens entraram no prédio e jogaram galhos e pedaços de pau. Em seguida, atearam fogo. Enquanto alguns destruíam tudo, outros ficavam nas imediações avisando sobre a aproximação da polícia. A placa que dizia o custo da reforma (R$ 408.093,57) foi derrubada. Enquanto isso, na rua da Câmara Municipal, o carro do Corpo de Bombeiros também era apedrejado por manifestantes. Eles jogaram pedras e outros objetos na viatura, impedindo a sua passagem. Os homens tiveram que recuar.
Dez minutos após o início das chamas no prédio da delegacia, uma guarnição da Rotam chegou ao local. Os homens usaram bombas de efeito moral e balas de borracha para dispersar a multidão. Dezenas de pessoas saíram correndo em todas as direções. Mas nem assim o povo ficou mais calmo. Enquanto os policiais tentavam afastar a multidão das proximidades da delegacia, dezenas de manifestantes revidavam jogando pedras e paus na direção da polícia. O prédio não chegou a se incendiar completamente. Chamas pouco intensas chegaram a subir até o telhado, e foram contidas pelo Corpo de Bombeiros, por volta das 17 horas.
Durante aproximadamente uma hora, a situação foi esta: a polícia jogando bombas de efeito moral onde tinha aglomerado de pessoas e alguns manifestantes atirando objetos contra a polícia. O major Benedito Sabbá chamou a situação de 'briga de gato e rato', e resolveu dar um basta. 'Agora a ordem é começar a prender. Não podemos ficar agindo como gato e rato o dia todo, um correndo atrás do outro. Depredar prédio público é crime. A população não entende que estas obras são feitas com dinheiro do próprio povo. E mesmo assim querem quebrar tudo. O prefeito que vai assumir, ao invés de construir novos espaços na cidade, vai gastar dinheiro reformando que a população está destruindo', opinou. A confusão terminou com pelo menos dez pessoas presas, até às 17h45. Todas foram encaminhadas para uma residência onde está funcionando temporariamente a delegacia de polícia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário