quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Muito barulho por nada

No Blog da Lucia Hippolito, sob o título acima:

Para que servem essas pesquisas de intenção de voto realizadas com tanta antecedência em relação à eleição presidencial?
Primeiro, servem para consumo interno. Vão consolidando os nomes dentro dos partidos, afastando os possíveis concorrentes, atraindo financiadores. E mantêm o nome do candidato na mídia e no imaginário coletivo.
Segundo, servem para orientar os marqueteiros, em termos de correção de rumo, alterações no perfil do candidato, mudanças na aparência: penteado, gestual, dicção, guarda-roupas. A ministra Dilma Roussef já substituiu os óculos por lentes de contato e clareou o cabelo, para parecer menos dura, mais simpática.
Mas os dados da última pesquisa Datafolha mostram algumas curiosidades. Por exemplo, as intenções de voto em Dilma cresce à medida em que os eleitores são mais escolarizados e com renda familiar maior.
Ou seja, por enquanto a ministra está descolada da base de apoio do presidente Lula, que fica majoritariamene entre os menos escolarizados e com menor renda.
Já o governador José Serra se sai melhor na base de apoio do presidente Lula e vai perdendo intenção de voto conforme sobem a escolarização e a renda familiar do eleitor.
Ciro Gomes e Aécio Neves ainda não estão fora do jogo, mas precisam crescer um pouco mais. Ciro precisa "sair" do Nordeste e Aécio precisa "sair" do Sudeste.
Não é nada, não é nada, por enquanto não é nada mesmo. Só espuma.

Nenhum comentário: