sábado, 6 de dezembro de 2008

Comissão Eleitoral anuncia Maneschy como reitor eleito

A Comissão Eleitoral divulgou ontem o resultado do processo de consulta à comunidade universitária da UFPA para escolha do novo reitor da Universidade pelo quadriênio 2009-2013. Em primeiro lugar, ficou o professor Carlos Maneschy com 23,13 pontos. Em segundo, a Professora Regina Feio com 22,73 pontos. A professora Ana Tancredi ficou na terceira colocação, com 9,81 pontos, seguida pelo professor Ricardo Ishak com 2,57 pontos (clique na imagem acima para ampliá-la).
A eleição aconteceu na última quarta-feira, das 8 às 21 horas em 48 locais de votação, 28 na Capital e 20 no interior do Estado. Estavam aptos a votar 2.402 professores, 2.340 técnico-administrativos e 30.006 estudantes. Participaram do pleito 11.961 pessoas, sendo 1.735 docentes; 1.806 técnico-administrativos e 8.420 estudantes.
“As listagens de eleitores foram elaboradas com base nas informações oficiais da instituição, mais especificamente no cadastro de servidores da Pró-Reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoal (PROGEP), no cadastro de alunos fornecido pelo Cadastro de Registro e Controle Acadêmico (CIAC) e pela Escola de Aplicação da UFPA, de acordo com o que foi estabelecido no Regimento Eleitoral”, explica o presidente da Comissão Eleitoral, Petrus Alcantara. “Gostaríamos de parabenizar os candidatos pela postura exemplar e agradecer a comunidade universitária pela tranqüilidade que marcou o processo eleitoral”, conclui.
“Gostaria de agradecer a todos os que acreditaram nas nossas propostas e agradecer também a todos que participaram do processo eleitoral. Independente da escolha de cada eleitor, agora o momento é de união da comunidade universitária. O que desejamos é fortalecer e consolidar a imagem institucional da UFPA e seu papel estratégico no desenvolvimento regional”, conta Carlos Maneschy.
O próximo passo é a homologação do resultado das eleições pelo Conselho Universitário da UFPA (Consun), que vai elaborar a lista tríplice com o nome dos três candidatos mais votados, organizados em ordem decrescente de número de votos obtidos. A lista será enviada ao Ministério da Educação para que o Presidente Luiz Inácio lula da Silva nomeie o novo reitor da UFPA.

CÁLCULO
O novo dirigente da UFPA foi eleito de forma direta, por voto proporcional-paritário, o que significa que as três categorias de eleitores (estudantes, docentes e técnico-administrativos) possuem a mesma influência no resultado final da eleição, conforme foi estabelecido pelo Conselho Universitário da UFPA (Consun), no dia 22 de setembro de 2008. Para resolver a questão relacionada à superioridade do número de estudantes em relação ao número de professores e de técnicos, o Consun elaborou uma fórmula que permite a equivalência numérica entre as categorias:
P =[(VD/UD) + (VT/UT) + (VA/UA)] x 33%
Onde: P =Pontos obtidos por determinada chapa; VD =Votos atribuídos à chapa pelos docentes; VT =Votos atribuídos à chapa pelos técnico-administrativos; VA =Votos atribuídos à chapa pelos alunos; UD =Universo dos docentes aptos a votar; UT =Universo dos técnico-administrativos aptos a votar; UA =Universo dos alunos aptos a votar.
“A fórmula resulta em uma pontuação a ser atribuída a cada candidato conforme a relação do número de votos obtidos e o número total de eleitores aptos a votar em cada categoria”, explica o presidente da comissão.

Fonte: Assessoria de Imprensa da UFPA

Um comentário:

Capitão Dalluz disse...

Resumindo: se a Ana Tancredi não tivesse tirado tantos votos discentes da Regina Feio ela tinha aumentado sua diferença na categoria e levado a parada!