quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Vereador nega almoço para tratar de apoio a Priante

O vereador eleito Fernando Dourado deixou um comentário na postagem Fernando Dourado surfa na onda de apoios a Priante.
Em resumo resumidíssimo: ele desmente que tenha participado de qualquer almoço, na Estação das Docas, para tratar de apoios a Priante (PMDB), neste segundo turno.
Antes de chegar seu comentário, pessoa próxima a Dourado já havia ligado pra cá e, educadamente, desmentido a informação. O poster já havia redigido o desmentido formulado pela fonte educada. Mas, diante do comentário – exasperado, altissonante - mandado pelo vereador eleito, o Espaço Aberto despreza a retificação educadamente formulada pela fonte próxima ao parlamentar e prefere dar divulgação ao desmentido da lavra do próprio Fernando Dourado. Um comentário irritado, indignado, aborrecido do próprio parlamentar. É melhor preferir o dele, portanto, sem intermediários. Até mesmo porque poderemos responder a ele mesmo.
Leia abaixo alguns trechos (para ler a íntegra, clique aqui):

Eu não o conheço muito bem. Por não conhecê-lo, jamais me daria a permissão de tecer um comentário sobre suas atitudes, ainda mais, sem ter a certeza delas.
[...]
Eu não estive almoçando com nenhum dos atuais candidatos a Prefeito. Em respeito aos mais de 4.400 votos recebidos nas últimas eleições informo aos meus eleitores que o meu grupo decidiu não estar com ninguém no 2º turno. Nossa opção para prefeita (Valéria), em que pese os quase 100 mil votos recebidos, o que para nós é uma honra, está fora da disputa. Só me resta pedir a Deus que me ilumine e conduza no desempenho de minhas funções de vereador, quer seja na orientação ou na fiscalização das ações que terão que ser desenvolvidas por aquele que obter a preferência popular. Afinal, isso é democracia.
[...]
Afinal, sempre se diz que uma mentira contada várias vezes acaba se parecendo uma verdade. Mas eu lhe pergunto: qual o seu interesse? Se fosse o de descobrir a verdade você poderia ter me procurado e esclarecido a notícia ou, pelo menos, se limitado a transcrevê-la e interrogá-la, jamais, tecer comentários como se um Deus da verdade você o fosse.
Vereador eleito Fernando Dourado - o secretário Estadual de Saúde que mais investiu em saúde na história deste Estado (Dúvidas? Pesquise).


-------------------------------------------

Do Espaço Aberto:
1 . O blog não destacou aqui na ribalta os comentários referentes a O LIBERAL porque o jornal é maior de idade e sabe como se defender e se explicar. Mas a íntegra do comentário está na caixinha.
2. Se o vereador eleito, como diz, não conhece o poster “muito bem”, o poster o conhece muito bem. Conhece-o muitíssimo bem - como homem público. E basta, para o poster, conhecê-lo como homem público. Basta.
3. O blog se dá o direito de fazer comentários e juízos sobre políticos em época de eleição porque nove, entre dez políticos em época de eleição, agem como, presumia-se, teria agido o vereador Fernando Dourado, conforme teor da nota agora desmentida e do comentário agora contestado. O vereador diz que é mentira. Então, pronto: o vereador Fernando Dourado, entre os políticos, é o primus inter pares – em português, o primeiro entre seus iguais. Palmas pra ele. Dê-se guarida a juízo que ele mesmo formula e que, evidente, é-lhe favorável.
4. “Se fosse o de descobrir a verdade você poderia ter me procurado e esclarecido a notícia ou, pelo menos, se limitado a transcrevê-la e interrogá-la, jamais, tecer comentários como se um Deus da verdade você o fosse”. Veja, vereador, o senhor se dá o direito de formular juízos sobre quem “não conhece muito bem”. Vossa Excelência, com isso, nos enche de satisfação e nos dá a certeza de que, em contrapartida, podemos formular juízos sobre quem conhecemos muito bem, no caso, o senhor mesmo. Porque o conhecemos bem, muito bem como homem público. O senhor, que não conhece o poster “muito bem”, permite-se expender um juízo que atribui ao poster logo a condição de Deus. Por que, então, o poster – que não é Deus, é apenas um jornalista – falível, portanto – não pode, ao formular seus juízos sobre políticos e homens públicos, fazer comentários que julga pertinentes? Ah, o senhor vai insistir que não fez o que dizem que fez. Então, palmas para o senhor. Mas não pense que julgar os outros é direito prevalente seu. Porque não é.
5. Vossa Excelência se assina, no comentário formulado, como “vereador eleito Fernando Dourado - o secretário Estadual de Saúde que mais investiu em saúde na história deste Estado (Dúvidas? Pesquise).” Duas coisas: a) Não estamos interessados aqui em comparar gestões. Quando estivermos, vamos compará-las. B) Não vamos pesquisar, não. Quem pesquisa, encontra até o que não queria encontrar.
6. Este blog tem publicado retificações, tem reconhecido erros e tem aberto espaço para contestações – algumas, até mesmo violentas – sobre juízos aqui formulados. Isso contraria a sua tese de que o poster pretende ser o dono da verdade. Ninguém é o dono da verdade, não é? Nem vereadores, inclusive os de primeiro mandato. Sua tese é facilmente contrariada porque Vossa Excelência não conhece o blog “muito bem”. Quando - e se – conhecer, talvez não diga mais isso.
7. Fique certo o vereador: o blog formulará juízos sobre sua condição de homem público e sobre sua conduta de parlamentar quantas vezes achar conveniente. E o senhor fique à vontade de retificar quantas vezes quiser.

3 comentários:

Anônimo disse...

Na verdade, o sr. Fernando Dourado, mal consegue disfarçar sua intolerância com a liberdade de expressão na blogosfera. Sente-se ameaçado, perseguido, enfim, escolheu criteriosamente o caminho da vitimização.
Prepare-se pois ele não é democrata coisa nenhuma.

Anônimo disse...

Dá-lhe PB.
ao 13:06, ele deve ser "demo" apenas.rsrsrsrs

Anônimo disse...

Ele se acha...