quarta-feira, 14 de maio de 2008

Os “Mal Boys” nas comunidades de relacionamentos virtuais

Anônimo que se assina como “Belenense indignado com a podridão moral que assola a cidade” passou aqui blog e aproveitou a postagem Anulação de concurso deixa candidato indignado para oferecer a seguinte informação, que em certo sentido é também um desabafo. Leia:

--------------------------------------------

Gostaria de sugerir a investigação de um inconveniente fenômeno da Belém atual: os Mal Boys. Esse nome estranho é a sigla oficial das gangues de adolescentes que vagam do Iguatemi à Doca nas noites de sexta-feira. Lembra do grupo de 100 pessoas preso na noite de 2 de maio, no Reduto? Pois é.
Os Mal Boys subdividem-se em facções - há os do Guamá, da Terra Firme, do conjunto Jardim Sevilha, da Cidade Nova - o que explica o confronto que motivou a recente prisão. Curiosamente, entre os poucos bairros onde não há Mal Boys estão Nazaré, Batista Campos e Umarizal, bairros de poder aquisitivo mais elevado, o que atrela o triste fenômeno à pobreza que assola nossa capital.
Quer fazer uma experiência? Experimente digitar "Mal Boy" na busca de comunidades do Orkut, que você vai até se assustar com as centenas de comunidades dedicadas às gangues. Todas daqui.
Tudo isso é reflexo de uma educação que deixou de lado a ênfase nos valores morais, na ética, na solidez do caráter e na dignidade.
Estou cada vez mais decepcionado com a realidade de Belém do Pará. E não enxergo solução a curto prazo.

Assinado,
Belenense indignado com a podridão moral que assola a cidade

--------------------------------------------

O poster atendeu ao convite do Anônimo, passou pelo Orkut e digitou “Mal Boy”.
De fato, apareceram várias comunidades de Belém. Tem a Mal Boy Jurunas, a Dance Sevilha, do Coqueiro, do Marco, da Marambaia, do Curió e da Terra Firme, entre outras.
As mensagens, na maioria das vezes, são indecifráveis. Seus membros, geralmente os criadores das comunidades, utilizam códigos para se descreverem no perfil. Como um deles, que, ao preencher o campo “quem sou eu”, deixou registrado o seguinte: V@nZiNhu?EqUiPe? ?MaL?bOy??a?¢?[SaP][sOx]. Sabe-se lá o que é isso. Nem ele sabe, talvez.
É difícil saber, apenas numa leitura rápida e superficial no Orkut, quem são, o que fazem e o que pretendem essas pessoas. Podem ser jovens adeptos apenas de condutas ditas “alternativas”. Pode ser que não. Podem ser jovens que identificam o “mal” como uma categoria de comportamento que foge àquilo que convencionalmente entendemos como “mal”.
Enfim, é preciso, de qualquer forma, ter disponibilidade para acompanhar sistematicamente as mensagens, as vinculações e as predisposições que podem sobressair dessas comunidades e de quem mais visite o Orkut de vez em quando ou freqüentemente.
Sem dúvida, há instâncias que têm acompanhado atentamente essas comunidades de relacionamento e dispõem de instrumentos eficazes de aferição para identificar quem são. E não há dúvida, além disso, que é preciso, sim, exercer vigilância em territórios virtuais que, muito embora sejam virtuais e ofereçam liberdade e liberalidade a quem os freqüenta, não podem estimular condutas e procedimentos que se aproximem de crimes ou que tipifiquem delitos.
Foi válida, por tudo isso, a intenção do leitor (ou da leitora) em advertir sobre o assunto.

6 comentários:

Anônimo disse...

Acho que o Mal, no caso, não se refere a mal, em oposição a bem, mas a mall,como os americanos chamam os shopping centers. Gangues existem em todas quase todas as grandes cidades onde há grandes contingentes de adolescentes pobres. Basta pesquisar a cinegrafia americana sobre o tema. Os apocalípticos sem acham tudo desesperador e degradante, mas estes ainda não viram nada.
Tais gangues não têm a menor importância, são apenas adolescentes em busca de afirmação e descobrindo o álcool.

Anônimo disse...

O texto foi esclarecedor pois, até então, desconhecia de onde vinham e vem essas "thurmas" que toda sexta assistimos passar rumo a Doca.
Realmente é de assustar quando essas gangues vem passando. Quem estiver no caminho, que trate de desviar pois os gritos e as atitudes intimidam qualquer pessoa.
Muita gente corre.
Na Doca, após comprarem bebidas alcoólicas e comida no supermercado (ou nos carrinhos de mão com isopor por alí estacionados), se instalam nas muretas do canal e alí ficam em zoeira total, muitas vezes até ao amanhecer.
Gritos, brigas e som em elevados decibéis fazem parte do "lazer".
Pela manhã de sábado,caminha-se por entre a imundície que fica. Garrafas e garrafões aos montes, no chão, junto com sacos plásticos, embalagens e restos de todo tipo de porcaria.
Alguns remanescentes da noitada infernal ainda tomam a penúltima, acompanhados das suas "minas", todos visivelmente dopados, sem camisa, fedendo a alcool e urina.
Só jovens pobres, sem perspectivas de lazer? Não sei não.
Onde estão os pais ou responsáveis?
Cadê a Operação sei-lá-o-que cujo objetivo era os menores em situação de risco? Acabou?
Essas gangues tem ,sim, importância.
São jovens em situação de altíssimo risco pondo em risco a vida dos outros.
O que fazem as Secretarías de nomes pomposos destinadas a cuidar de crianças e adolescentes?
Só trabalham (?) de dia?
E que tal cobrar , dentro da lei, os deveres dos pais e / ou responsáveis?
Quando acontecer uma morte por alí, quem sabe aparece uma "rigorosa providência"?

Poster disse...

Anônimo das 16:56,
Você faz uma descrição perfeita - e das mais oportunas - sobre o cenário de terra arrasada que se vê na Doca.
O blog vai postar seu comentário na manhã desta quinta.
Abs.

Anônimo disse...

tipo eu sou mal boy e tall meu pai sabes e nao tem nada agora vc6 ficam falanduh merda da gente a sou mal boy sao braz mas tipo tem varias mal boy mas nem uma tem aver com a outra c eles dos outros grupo fazem besterira eu nao vou fica lendo isso
pow tipo eu sou estudande eu so qruh curti eu noa quero o mal pra niguem

poxa so de ler isso pow
aff

tipo eu nao bebe nem fumo e tipo nao quero onda com niguem nada ver esses papos
tipo mal boy e dance nos samos um grupo de amigos nada mas

ja que a nossa curtisao incomoda tanto vamos cuida de curti o dobro e incomodarmos muito mas


pow diroxa nada ver isso

eu faso ate parte da igreja sao jose de queluiz e sou uns do dono so sube grupo do jeac


desculpa e a gente incomoda vc6 mas essa nao e nossa intençao

desculpa ai

blza

Poster disse...

Um aviso a quem interessar possa:
acabou a discussão sobre este assunto.
Todos os comentários foram recusados, estão sendo recusados e serão recusados.
Não adianta insistir: nenhum mais será publicado, porque isto aqui não é lugar para acertos de contas, mas de idéias.
O blog respeita as opções de todos e lhes deseja boa sorte.

Anônimo disse...

Mal boy dance ou mal boy elite a galera do dance de Belém que agita as festas de Belém com som eletrônico