sexta-feira, 14 de março de 2008

Vale fica mais perto de comprar a Xstrata

Na FOLHA DE S.PAULO:

A Vale, maior empresa privada do Brasil, está próxima de fechar o maior negócio de sua história, a compra da mineradora anglo-suíça Xstrata. O valor da transação pode chegar a US$ 90 bilhões -bem mais do que os US$ 17,5 bilhões pagos pela Vale pela canadense Inco, no final de 2006.
Segundo a Folha apurou, a mineradora brasileira estava ontem perto de concluir a negociação com a trading suíça Glencore, a maior acionista da Xstrata, com participação de 35%, e uma das maiores tradings do mundo.
Executivos da mineradora, Mike Davis, e da trading, Ivan Glasenberg, vieram ao Brasil para fechar o negócio, numa última rodada de negociação com o presidente da Vale, Roger Agnelli -o brasileiro está impossibilitado de viajar, pois quebrou o pé.
O último entrave ao negócio, que pode ser anunciado publicamente ainda hoje, segundo analistas ouvidos pela Folha, é o pleito da Glencore de manter o direito à comercialização que já possui da Xstrata. A Vale prefere cuidar ela própria da venda dos produtos.
Tal barreira teria sido superada, com a Vale abrindo mão do direito de venda de parte da produção. Um acordo provável seria a Vale manter a comercialização de minério de ferro. A Glencore ficaria com o carvão, principal produto da Xstrata, e outros metais por um prazo de cinco anos.

Mais aqui.

Nenhum comentário: