sábado, 29 de dezembro de 2007

A ampliação de Congonhas

Em O ESTADO DE S.PAULO:

Kassab planeja desapropriar 2 mil imóveis para ampliar Congonhas
Custo da iniciativa, de R$ 500 milhões, ficaria para o governo federal; complexo poderia abrigar até shoppings


Um projeto de ampliação do Aeroporto de Congonhas, na direção do Jabaquara, zona sul de São Paulo, já foi apresentado pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM) ao ministro da Defesa, Nelson Jobim. A proposta é desapropriar cerca de 2 mil imóveis para aumentar o tamanho das pistas e construir o chamado Complexo Congonhas. O custo das desapropriações é de R$ 500 milhões e será bancado pelo governo federal. A área de intervenção vai da atual cabeceira até próximo da Avenida Engenheiro George Corbisier, estendendo a pista (incluindo áreas de escape) em 1.100 metros. O objetivo é melhorar a segurança do aeroporto.
“Eu estive com o ministro Jobim e o governo federal está muito inclinado (a aceitar a proposta). A responsabilidade é dele. Levei a área de expansão para o lado do Jabaquara”, disse Kassab. Uma reunião será realizada nos próximos dias para discutir o projeto.
De acordo com o Ministério da Defesa, “a proposta que está sendo estudada pelo governo para Congonhas prevê principalmente o aumento da pista auxiliar e um pequeno ajuste na pista principal”. “O objetivo maior é permitir que a pista auxiliar, hoje ociosa após as medidas de segurança adotadas, volte a ser usada pelos aviões de maior porte, desafogando a pista principal.”


Mais aqui, para assinantes.

Nenhum comentário: