segunda-feira, 24 de dezembro de 2007

Feliz Natal!


Esta aqui é a Natividade, de Giotto di Bondone, o maior pintor da Itália no fim do século XIII. É dos 53 painéis que ornamentam o interior da Capela Scrovegni, em Pádua. Scrovegni está para Giotto assim como a Capela Sistina, no Vaticano, está para Michelangelo.
O pintor ficou em Pádua de 1306 a 1309 e executou o que muitos consideram consideram sua maior obra: a decoração da capela, que inclui painéis sobre a vida de São Joaquim e Santa Ana, sobre a vida de Maria – dos quais Natividade é um deles -, sobre a vida de Jesus e sobre as Sete Virtudes e os Sete Vícios. Atrás do altar, Giotto pintou o "Juízo final".
Giotto revolucionou a pintura ao criar a noção de tridimensionalidade. Abandonou a rigidez bizantina e dotou suas figuras de volume e sentimento, expressando assim, por meio da arte, o humanismo que são Francisco de Assis imprimiu à religião no início do século XIII.
Mais do que encher os olhos, Natividade enche o coração. Pois que também faça o espírito transbordar da paz, da renovação e da vida que o Natal representa.

Veja aqui mais algumas obras de Giotto.

Nenhum comentário: