segunda-feira, 31 de dezembro de 2007

O assassinato dos irmãos Novelino

Além do escândalo da prisão da menor L. numa cadeia em Abaetetuba, um outro fato chocou o Pará em 2007: o assassinato dos irmãos Uraquitã e Ubiraci Novelino, no mês de abril, nas dependências da empresa Brasil Service.
Irmãos do deputado estadual Alessandro Novelino (PMDB), os dois tiveram os corpos amarrados e transportados para um sítio em Benfica. De lá, foram levados para um barco e jogados na Baía do Guajará. O motivo do crime foram dívidas contraídas pelo empresário Chico Ferreira - que financiou inclusive algumas campanhas eleitorais - junto às duas vítimas.
As investigações apontaram, como envolvidos, o próprio Chico Ferreira, acusado de ser o mandante do crime; o radialista Luiz Araújo, dono do sítio; o ex-policial Sebastião Cardias, o ex-fuzileiro José Marroquim e outros dois acusados de participação: João Carlos Barros Figueiredo (o Janjão) e o mecânico Messias de Jesus Nunes.
Em novembro, os quatro primeiros foram condenados pelo crime de homicídio, ocultação de cadáver, formação de bando e quadrilha e receptação. Cada um foi apenado com 80 anos de reclusão em regime fechado. Janjão e Messias foram absolvidos. A defesa dos condenados já pediu novo julgamento, que ocorrerá em 24 de março de 2008.

Nenhum comentário: