Presidente estadual do Partido Verde, o ambientalista e ex-deputado estadual José Carlos Lima, o Zé Carlos do PV, compartilhou em grupos de WhatsApp um comentário dos mais procedentes, a propósito dos motivos que levaram ao rompimento de mentirinha do presidente da Câmara de Belém, Zeca Pirão, com a administração Edmilson Rodrigues.
Com a autorização de Zé Carlos, que também é blogueiro, o Espaço Aberto reproduz abaixo o comentário:
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O prefeito vetou um projeto de lei aprovado pela Câmara de Vereadores de Belém que permitia a circulação de taxis nas pistas do BRT, sem que se fizesse um estudo da viabilidade de tal medida.
Em retaliação, o presidente da Câmara, vereador Zeca Pirão, anunciou que não irá prestar apoio aos projetos do Poder Executivo e ainda disse que o Poder Executivo não sabe fazer projetos e que Municiapos projetos enviados a Casa são enviados com erros que são corrigidos pela administração da Câmara Municipal.
Vamos ao caso.
1. O veto do Prefeito está dentro da lei e tem motivos plausíveis. Não compete a Câmara Municipal a iniciativa de Leis dessa natureza, ainda mais que a circulação de veículos na pista do BRT obedece a estudos técnicos e planejamento e não por simples vontade do legislador querendo agradar sua base eleitoral.
2. O Presidente da Câmara Municipal erra ao dizer que corrige projetos enviados pelo Executivo. Não cabe a ele e nem ao seu setor administrativo essa tarefa, pois os erros eventuais de projetos devem ser avaliados pelas comissões técnicas da Casa, dentro do regular processo legislativo.
3. Os eleitores e cidadãos precisam saber que o vereador Zeca Pirão estão usando o poder que lhe foi conferido pelo voto para para fazer chantagem político.
4. Os projetos enviados pelo Poder Executivo, quando não interessarem ao povo de Belém devem ser rejeitados, mas quando favorecer a Cidade devem ser aprovados sem que isso seja um favor ao PSOL ou ao Prefeito Edmilson.
5. O Vereador Zeca Pirão precisa se dar conta que exerce mandato outorgado pelos eleitores de Belém, com subsídios e demais vantagens custeadas pelo imposto que pagam e por estes será ser julgado de acordo com seus atos, que devem se pautar pela ética e pela moralidade.
2 comentários:
Boas as colocações do Zé Carlos. Acho um absurdo que táxis trafeguem na via exclusiva aos onibus do BRT. Nem precisa de estudos técnicos. Só a lógica já recomenda tal proibição. Qual a finalidade da pista exclusiva? FLU-I-DEZ. Se colocarem os táxis(logo vem os UBERs também), depois os carros oficiais de Suas Excelências, depois os dos policiais, deputados e os DASs(sempre com suas regalias), etc, etc, em brevíssimo tempo haverá congestionamento.
Lembrando que um táxi conduz 1 passageiro, enquanto o Õnibus conduz 60 pessoas( em geral umas 200).
No mais, ainda que reconheça que a pista de BRT reduz consideravelmente o tempo das viagens, o que Belém precisa é de um METRÔ. Não há outra solução para o transporte de massas. Uma composição de metrô transporta 800-1200 pessoas, enquanto que um ônibus apenas 100-120.
Em tempo : com o que gastaram nesse BRT banhado a ouro, já poderiam ter feito alguns quilometros de metro. Uma pena
Jogada dos dois para aparecerem. O BRT é a maior esculhambação, todo mundo anda nele aproveitando que não tem fiscalização. A Maioria compra um giroflex por R$ 30,00 coloca no carro e ai tem passe livre. Motocicleta não precisa de nada. Este BRT só serviu para engarrafar mais o transito. A SEMOB dormindo para estes absurdos.
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