sábado, 23 de outubro de 2021

Candidato de oposição diz que é preciso "moralizar a gestão administrativa" na OAB-PA

Sávio Barreto e a candidata a vice, Brenda Araújo: promessa de mais apoio à jovem advocacia

Moralizar a gestão administrativa, mediante a implementação de regras de compliance, e criar um Portal da Transparência estão as medidas que de imediato deverão ser implantadas pela nova diretoria da OAB do Pará, caso seja eleito presidente na eleição marcada para 18 de novembro.

Num jogo rápido com o Espaço Aberto, Barreto, que encabeça a chapa Vamos Mudar a OAB, registrada na última segunda-feira (18) e lançada oficialmente na quarta (20), diz que a atual gestão diminiu a força institucional da Ordem e promete, se eleito, oferecer cursos qualificados de capacitação profissional e de serviços gratuitos ou subsidiados para que os jovens advogados possam iniciar no exercício da profissão.

---------------------------------------------------------------------- 

Quais são as suas principais críticas à atual gestão da OAB-PA?

Tenho duas críticas principais à atual gestão. A primeira é a diminuição da nossa força institucional, uma vez que a atual gestão ignorou os problemas mais graves de advocacia (o problema das UPJs é apenas um exemplo) e também ignorou os problemas mais graves da sociedade civil (basta observar que a atual gestão não teve nenhuma atuação emblemática em nenhuma questão social relevante). A segunda crítica é o distanciamento da OAB em relação ao advogado que mais precisa, especialmente a jovem advocacia e a advocacia do interior. A jovem advocacia precisa de cursos qualificados de capacitação profissional e de serviços gratuitos ou subsidiados para o exercício da profissão. Nesse sentido, estamos incluindo no nosso plano a criação de um escritório completo e equipado, com salas de reunião, recepcionista, equipamentos, enfim, tudo para que o advogado que ainda não tem condições de arcar com o custo de um escritório próprio, possa trabalhar dignamente a um custo subsidiado. Já em relação à advocacia do interior, é preciso restaurar a força do Colégio de Presidentes, redefinir os critérios de repasse para as subseções e colocar em efetivo funcionamento da Comissao de Apoio ao Advogado do Interior pera receber e deliberar sobre as diversas demandas que hoje estão sendo ignoradas.

Caso você seja eleito, quais serão as medidas que a nova diretoria deverá adotar de imediato?

De imediato, temos de moralizar a gestão administrativa, mediante a implementação de regras de compliance, estruturação do quadro de colaboradores, criação do Portal da Transparência etc. Em seguida, iniciaremos a implantação de mais serviços para a advocacia, principalmente através de Caixa de Assistência. Além do escritório, que já foi mencionado, o nosso plano contempla a criação de uma creche, melhoria no sistema de atendimento médico e psicológico, reestruturação do Clube dos Advogados etc.

Como tem sido o nível de adesão de apoios à sua chapa, considerando que a atual gestão integra um grupo que já está há mais de dez anos à frente da OAB no Pará?

O desgaste da atual gestão corre solto nas ruas. A advocacia deseja mudança. O nosso evento de registro da chapa na escadaria do Fórum foi emocionante. Nossa festa de lançamento da chapa teve o dobro de público esperado. A mudança já está acontecendo.

Um comentário:

Anônimo disse...

Não sei qual foi o "instituciômetro", usado para aferir a suposta perda de peso institucional da OAB/Pa, esse tipo de afirmação é , em geral, mera retórica. Mas é público e notório que no últimos três anos houve uma dura disputa em defesa das prerrogativas dos advogados , especialmente frente à flagrantes ilegalidades cometidas pela gestão do sistema penitenciário do estado. É evidente que sobre isso o candidato não fala, pois tem o apoio de todo o grupo do secretário à sua chapa, com isso terá independência para continuar a ter a mesm postura que corretamente a OAB vem tendo ?