segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Livro expõe bastidores de reportagens que cobrem o período da ditadura até a pandemia


Os bastidores de reportagens que cobrem um amplo período - da ditadura inaugurada com o golpe militar de 1964 até os dias de hoje, em que o mundo ainda sente os duros efeitos da pandemia do coronavírus Covid-19 - são traçados num livro que acaba de ser lançado.
Organizado em vinte capítulos, “Reportagem - da ditadura à pandemia”, da jornalista Márcia Turcato, estampa histórias que expõem fatos nem sempre mostrados para o público. No meio disso tudo, surgem histórias até engraçadas e inesperadas que mostram como os repórteres precisam improvisar em benefício da informação.
Jornalista com larga experiência, radicada em Brasília, Turcato revela em sua obra alguns fatos singulares da capital da República, como a queda do governador José Roberto Arruda - aquele que foi flagrado em um vídeo recebendo um pacote de dinheiro provindo de corrupção - e a riqueza do turismo de aventura do Distrito Federal, além de fatos marcantes da história política do Brasil, como o retorno ao país do ex-governador Brizola, e alguns capítulos sobre epidemias que desafiaram o sistema público de saúde, como a cólera, influenza e covid-19.
A publicação revela ainda reportagens de aventura, como um pedal no Amapá e duas viagens para a Antártica. Há ainda alguns capítulos dedicados à região Norte do Brasil que falam sobre Fordlândia, no extremo oeste do Pará, na região do Alto Tapajós, o surto de cólera que entrou pela fronteira com a Colômbia e o Peru, na década de 1990, e sobre ameaças sofridas por lideranças rurais na região conhecida como Bico do Papagaio.
Márcia Turcato vive em Brasília desde 1988, quando chegou à cidade para trabalhar na cobertura da Constituinte e passou por várias redações e assessorias de Imprensa, principalmente na área da saúde. Natural de Porto Alegre, também trabalhou na mídia gaúcha e catarinense.
Turcato conta que o livro foi escrito como uma homenagem aos jornalistas profissionais que diariamente enfrentam o desafio de informar com ética e compromisso social em um cenário de pós-verdade. Diz ainda que ficou muito feliz que o lançamento da publicação coincidiu com a entrega do Prêmio Nobel da Paz para dois jornalistas, a filipina Maria Ressa e o russo Dmitry Muratov, que combatem diariamente as fakes news, essa praga que constrói mentiras e coloca em risco a democracia em todo o mundo.

Serviço:
Reportagem - da ditadura à pandemia
Editora Telha https://editoratelha.com.br/
112 páginas, 20 capítulos, cinco ilustrações
Lançamento
R$ 35,00

Nenhum comentário: