sexta-feira, 29 de outubro de 2021

Jatene vai à polícia para saber se ele e seus familiares estão sendo alvos de investigação policial

O ex-governador Simão Jatene (PSDB) informou nesta quarta-feira (18), através de um vídeo (veja acima) disponível em seu perfil no Facebook, que há mais de duas semanas aguarda resposta da Polícia Civil do Pará sobre um pedido formal para que informe se ele e familiares seus estão sendo alvos de alguma investigação. Até o momento desta postagem, o vídeo já tem mais de 6,5 mil visualizações e 120 compartilhamentos.

Jatene explica que pediu informações à Delegacia Geral diante de rumores que circulam nas últimas semanas, indicando que próximas ações da polícia estadual que teriam o propósito apenas de criar factoides e visariam ele próprio e alguns de seus familiares, cujos nomes não menciona.

O documento em que Jatene solicita ao delegado geral, Walter Rezende, que informe sobre a existência de alguma investigação formalmente instaurada foi protocolado no dia 15 de outubro, com amparo no artigo 5º da Constituição Federal (Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade).

O pedido de informações também se respalda na Súmula 14 do STF, que tem o seguinte teor: É direito do defensor, no interesse do representado, ter acesso amplo aos elementos de prova que, já documentados em procedimento investigatório realizado por órgão com competência de polícia judiciária, digam respeito ao exercício do direito de defesa.

"Não posso crer que políticos que se acham donos do poder, mas que também temem por seus tristes e nada respeitáveis comportamentos, julguem ser donos da vida e da honra das pessoas que não se curvam a seus desejos e caprichos", afirma o ex-governador, ao acusar Helder Barbalho de fazer "uso político" da polícia.

3 comentários:

Anônimo disse...

O Jatene já era! Está inelegível! Ei Jatene vai criar umas galinhas!

Anônimo disse...

Alguém tem que avisar ao Jatene : mais do que investigado, ele é hoje o único ex-governador do Pará condenado, por unanimidade pelo TSE, por abuso de poder político e econômico. Ou também vai dizer que isso é invenção "dos que se julgam donos da honra alheia" ?.

Unknown disse...

Jatene nao é santo mais se ele sai para a família Barbalho é um caminho para a perpetuação no poder..