sábado, 31 de março de 2018

A Basílica do Santo Sepulcro e a famosa escada, que há 300 anos está lá


As fotos são do Espaço Aberto.
A Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém, onde Jesus foi crucificado e sepultado.
Na parte frontal, a famosa escada, que ali está há mais de 300 anos.
Sim, há mais de 300 anos.
Há vários versões para essa escada ter sido deixada ali. Nenhuma expressa 100% de certezas, porém.
Diz-se que um pedreiro, enquanto fazia um trabalho de restauração na igreja, deixou aí essa escada, que já aparece em gravações de 1723. A primeira referência escrita, no entanto, remonta a 1757, quando o sultão Abdul Hamid a mencionou. Várias litografias e fotografias do século XIX já mostravam a dita escada.
Mas se a escada foi abandonada por um pedreiro no século XVIII ou antes, por que permanece ali durante tanto tempo? A resposta está na forma de administração conjunta do templo.
A Basílica é administrada pelas Igrejas Católica RomanaCatólica OrtodoxaArmenaOrtodoxa CoptaOrtodoxa Siríaca e a Igreja Ortodoxa Etíope. É o chamado Status Quo, firmado pelo sultão otomano Osman III no Século XVIII.
Qualquer mudança na Basílica só pode ser feita se houver a concordância de todos. Inclusive, é claro, em relação à escada. Como nunca houve uma concordância unânime, tudo continua como sempre esteve há 300 anos.
Não está claro a quem, exatamente, pertence a escada, embora alguns argumentem que pertença à Igreja Apostólica Armenia, junto com a sacada onde ela se encontra.
Algumas vezes, já tentaram remover a escada. Em 1981, alguém acabou por fazer isso: foi até lá e tirou-a, mas rapidamente foi apanhado por guardas israelitas. Em 1997, um brincalhão conseguiu roubá-la e desaparecer durante várias semanas. Felizmente, a escada foi encontrada, recuperada e posta em seu lugar.




Nenhum comentário: