segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

A saudade por Nazareno Silva

O Espaço Aberto recebeu, por e-mail, um pedido para ser publicada a manifestação abaixo, assinada pela pesquisadora Ima Vieira e seus filhos Murilo Vieira Menezes e Tomás Vieira Menezes.
A manifestação é a propósito de postagem (clique aqui para ler) mencionando o saudoso músico Nazareno Silva (na foto), que foi casado com Ima, com quem teve os dois filhos.
A seguir, a nota da família de Nazareno Silva.

-----------------------------------------

O nome de Nazareno Silva realmente desperta saudade, principalmente para as centenas de crianças e jovens que ele tirou das ruas para a música, dando perspectiva para quem há muito não tinha. Desperta também para seus amigos, parentes e aqueles que puderam desfrutar de seu carinho pela cultura popular paraense, numa insistência ativa e jamais rendida.
Espanta sim, "saudade" despertada em quem nunca o conheceu, nunca apoiou qualquer de seus projetos socioculturais e sequer enviou condolências ao seu velório, diferentemente de outros do governo, como, na época, Edilza Fontes e o secretário Edilson Moura.
Talvez essa súbita "saudade" e "interesse" tenham a ver com as eleições de outubro e a demagogia fácil de querer se associar ao reconhecimento público (e amor do público) à obra deixada por Nazareno.

Atenciosamente,
Ima Vieira, Murilo Vieira Menezes e Tomás Vieira Menezes

10 comentários:

Anônimo disse...

Os Fontes são marajoaras.
Dia 1 de fevereiro o prof.Edson Ary Fontes tem audiência com o ministro do Mec e o presidente Lula
Será acompanhado por José Varela, assessor do Museu do Marajó e o IFPA através da parceria instalará cursos técnicos em Cachoeira do Arari.
Pena que Nazareno não esteja presente para ver as melhoras pedidas para o Museu acontecerem.
Mas estará olhando do alto e festejando

Anônimo disse...

Sinceramente...
Esperava qualquer coisa do Puty, que já mostrou que pra se dar bem atropela princípios e amizades, mas usar a memória de um personagem popular já falecido, como se amigo dele fosse, depois de nem conhecer o "cheiro" dele como mostra essa carta dos filhos dele, é o cúmulo da demagogia e porque não dizer, do mau caratismo.
Estou chocada.

Anônimo disse...

que anônimos venham em enxurrada ofender a família e defender o populismo demagogo indefensável eu já espero, só me decepcionará a fundo se o Bole-Bole, por conta de um eventual patocínio, vier querer safar a pele desse utilitarista do falecido e grande Nazo Silva.

Anônimo disse...

Depois ele quer se pintar de coitadinho falando mal do Jáder. Dia após dia, Puty só vai se revelando de um time pior do que tudo que já vimos na política paraense. Não sei como a governadora pode incentivar um cara assim. É tão grave quanto o Almir Gabriel ter produzido o Duciomar Costa.

Anônimo disse...

É...
Com Cláudio Puty é assim: usar nomes de persoanlidades falecidas para se promover politicamente, dar pernadas em aliados, facada pelas costas em ex-companheiros, levar qualquer divergência pro lado pessoal e perseguir as pessoas.
Uma forma de fazer política nefasta, que nada contribuir para um "mundo socialista e profundamente comunitário", nem tem nada a ver como o espírito do FÓRUM SOCIAL MUNDIAL. Aliás, esse discurso é mais uma prova de como é sua cultura política.

Anônimo disse...

Com Puty segui até aqui. É impossível ir adiante. Não posso tolerar esse tipo de coisa.

Anônimo disse...

Caro Paulo,

Postura condenável essa hem?
Me sinto até envergonhada de ter cogitado votar nesse rapaz pelos ideais que aparentemente ele empunhava.
To decepcionadíssima.

Anônimo disse...

Ima, Tomás e Murilo,

Coragem e força. Não se deixem tombar por esse tipo de gente.
O exemplo do Nazaren é muito maior do que esse tipo de gente "de olhos sombrios".
Vamos em frente!

Bia disse...

Bom dia, caro Paulo:

li com tristeza a manifestação da Professora Ima e seus filhos.

Tristeza pois sei que não é simples, especialmente em momentos de perda, acusar a mentira e a desfaçatez.

Tristeza, sincera, por comprovar aquilo que imaginava, até outros episódios que ocorrem, que essa turma não respeitava somente os adversários, está aquém da min ha capacidade de supor a maldade. Eles não respeitam ninguém.

A cada dia comprova-se que o cinismo, a hipocrisia e a mentira, como fundamentos do apego ao projeto chinfrim de poder que têm, faz deles um núcleo de arrivistas sem caráter. Que usam e abusam de pessoas, fatos e acontecimentos para alimentar-se. Mas, são hidras sem cabeça, literalmente. Com braços batendo para cima, para baixo e para os lados. Porque são desumanos.


Abração, Paulo.

Anônimo disse...

Que coisa absurda. Nossa solidariedade à família do Nazo, que conheço bem. Ima é muito íntegra e uma das mais brilhantes cientistas deste Estado.
Nazo com sua simplicidade e jeito bonachão de viver marcou muito a gente. Nunca se corrompeu por nada e merece toda a admiração do Pará.
Se usarem o nome dele para fins eleitoreiros, todos nós do Guamá ficaremos irado. Aqui esse tal de Puty não terá muito voto, não....