quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Somar pra avançar nas eleições da OAB-Pará


Somar para avançar, eis como a grande maioria da advocacia está avaliando o presente processo eleitoral para a renovação da diretoria da Ordem dos Advogados do Brasil - Seccional do Estado do Pará, com o desiderato de administrá-la pelo transcurso do triênio 2010-2013. E são virtuosas as razões para isso. Uma, e provavelmente a que mais expressa credibilidade, é o fato incontroverso de que, somando, se abraçam a pluralidade e a diversidade como valores fundamentais para promover uma gestão com vontade política e honestidade de propósitos capazes de enfrentar com destemor e eficácia as necessidades dos advogados deste Estado continental.
Sabidamente, avançar pressupõe uma proposta de gestão equilibrada que prestigie de um lado o papel institucional da OAB na defesa do Estado Democrático de Direito, reconhecido historicamente, e, de outro, a valorização da atividade profissional do advogado no curso de seu exercício, tanto na esfera privada quanto pública. Pois, ao valorizar a advocacia, se está fortalecendo o próprio Estado Democrático de Direito e ao defender este se está fortalecendo e muito especialmente o advogado. Portanto, inexiste divórcio de raiz entre a defesa de um e a valorização do outro, visto que ambos se nutrem do mesmo movimento perene de recíproca influência.
Tenha-se presente, por outro ângulo, que a valorização e o fortalecimento da classe transitam igualmente por um amplo projeto de gestão apto a propiciar oportunidades de formação continuada, acessível e de qualidade, para a advocacia no que concerne à atualização, pós-graduação e residência jurídica, entre outras coisas. Passa também por uma estratégia de gestão de assistência aos advogados que de fato satisfaça suas necessidades e de seus familiares, ligadas às questões médicas, previdenciárias e mercado de trabalho dentre outras conexas.

-------------------------------------------
“É necessário somar. Somar para marchar para o futuro. Somar para fortalecer ainda mais a garantia constitucional de acordo com a qual o advogado é essencial para a administração da Justiça.”
-------------------------------------------


Tudo isso, por óbvio, pressupõe incorporar meios modernos para o aprimoramento dos mecanismos de transparência da gestão financeira e administrativa da Seccional, que articule de modo harmônico a fiscalização, a participação e o controle da classe jurídica sobre as prioridades e metas a serem alcançadas. No âmbito dessas, junte-se a relevância da defesa das prerrogativas profissionais, que há de se fortalecer - alinhando necessidade e realidade - equilibrando dimensão preventiva com repressiva.
Neste contexto, a existência de um candidato, que desde já busca somar, não é candidatura contra ninguém. É candidatura a favor e no interesse comum da advocacia, com sua natural diversidade no que diz respeito à atuação profissional e às opções políticas em geral, fato genético da democracia. Desse modo, é uma candidatura que respeita e abraça o princípio de administrar para todos, sem privilégios ou discriminações, a fim de cumprir os desígnios dos eleitores. É isso que faz com que a democracia avance e revele sinais efetivos de maturidade.
Tudo parece apontar para concentrar todos os esforços, plurais e diversos, em prol da valorização e do fortalecimento da advocacia. Por isso, é necessário somar. Somar para marchar para o futuro. Somar para fortalecer ainda mais a garantia constitucional de acordo com a qual o advogado é essencial para a administração da Justiça. Em suma, o mais importante é que a eleição do próximo dia 16 de novembro, tão oportuna e necessária, se traduza na prova eloquente de que a advocacia paraense, com seu voto, testemunhe que somar é a expressão mais forte da democracia substancial.

-------------------------------------------

STAEL SENA LIMA é advogado, pós-graduado em Direito, UFPA
staelsena@hotmail.com

21 comentários:

Anônimo disse...

O artigo traz palavras sábias, que poucos teriam a coragem de dizer. Espero que todos saibam entender a maturidade da reflexão para iluminar nosso voto no próximo dia 16 de novembro, quando escolheremos quem vai dirigir a OAB-PA pelos próximos três anos.

Anônimo disse...

Concordo em gênero,número e grau com a tese esboçada na matéria. Pois, a OAB não é carangueijo nem estátua.Não pode andar para traz nem ficar parada.

Anônimo disse...

Finalmente uma reflexão extensa e profunda sobre as eleições da OAB do Pará, abrindo nova perspectiva no debate sobre o que queremos e necessitamos para a nossa Seccional. Parabéns.

Anônimo disse...

Concordo, posto que é imprescindível que todos nós, advogadas e advogados, tenhamos a exata consciência da importância destas eleições, longe dos excesso,olhando para o futuro.

Anônimo disse...

Cumprimeto a bela reflexão sobre estas eleições. Abre as portas de uma discussão madura e é isto que precisamos.

Anônimo disse...

Brilhante a questão trazida. Ela é de uma lucidez digna de ser lida e refletida.

Anônimo disse...

Duas coisas me chamaram a atenção: a questão de que precisamos olhar para o futuro e o aperfeiçoamento dos mecanismos de transparencia da administração financeira e administrativa da OAB.Parabéns.

Anônimo disse...

Há muito tempo que não lia uma reflexão tao eloquente a respeito das elições da OAB. É muito bom ver que existem pessoas com bom senso.

Anônimo disse...

Parabéns pela forma como foi abordada a questão das eleições da OAB. A abordagem mostra que de fato é imprescindível somar para avançar e melhorar a OAB.

Anônimo disse...

Para liderar(administrar) uma corporação como a OAB é necessário somar. Este é o pressuposto fundamental.Dou os parabéns a abordagem feita sobre as eleições da OAB, por trazer à tona um assunto tão importante para a advocacia no presente e no futuro. Continue assim,com matérias densas,interessantes e de credibilidade.

Anônimo disse...

Fiquei maravilhado ao ler o artigo sobre as eleições da OAB. Não sou dos que se envolvem diretamente com disputas eleitorais, mas não nasci ontem, e há certos momentos na vida de um grupo como a OAB que podem ser decisivos para o avanço ou o retrocesso. Creio que o momento é de fé na soma de esforços para fortalecer em todos os sentidos a OAB e seus advogados. Vamos progredir.

Anônimo disse...

Muito oportuna a matéria a respeito das eleições da OAB. Eu, que já somo 29 anos de advocacia,minha filha, que soma 10 nesta profissão, e meu filho, que soma 3 anos na mesma profissão, somos a favor de somar para melhorar.

Anônimo disse...

Quem é esse cidadão? Advogado de quem? Em qual foro ele atua?

Anônimo disse...

Excelente o ponto de vista exposto.Já estava na hora.Pois, a soma de esperiências e esforços, além de ser um grande avanço, por si mesmo,é, será, responsável pelo resgate da auto-estima do exercício de nossa profissão. Parabéns pela reflexão e pela grande importância que dá para a valorização de práticas administrativas que de fato tenham aptidão de valorizar a advocacia.

Anônimo disse...

Pôxa, os comentaristas estavam logados quase que na mesma hora. Devem ser adeptos do Bernardino, "que leem a coluna logo no café da manhã".

Anônimo disse...

Parabéns pela ótima abordagem sobre as eleições da OAB do Pará. A matéria faz uma abordagem sensata com os pés no presente e o olhar para o futuro.

Unknown disse...

"Tenha-se presente, por outro ângulo, que a valorização e o fortalecimento da classe transitam igualmente por um amplo projeto de gestão apto a propiciar oportunidades de formação continuada, acessível e de qualidade, para a advocacia no que concerne à atualização, pós-graduação e residência jurídica, entre outras coisas";
Parabenizo a reflexão do Autor pelas belas palavras expressas acima. Que em suma se pode traduzir "a soma de ideias faz a força e a diferença";

Anônimo disse...

Nunca houve na história da OAB-Pa uma oportunidade tão boa como a que está acontecendo agora. Há, todos sabem, uma chapa, cujo lema é JUNTOS PRA AVANÇAR, levada adiante pelos respeitados advogados Jarbas Vasconcelos do Carmo e Ophir Cavalcante Jr.,o primeiro, candidato à presidência da OAB-Pa,e o segundo, candidato à presidência do Conselho Federal da OAB Nacional, integrante da chapa.
Vamos, todos, entrar no trem da história que nos orgulha e nos conduz para o futuro.

Anônimo disse...

e tanto elogio q chego ate estranhar...sera q ele partiram do mesmo computador

Anônimo disse...

Em primeiro lugar,somar é o sinal verde para avançar para uma OAB aprimorada e melhor para a advocacia. Em segundo lugar,não somar é o sinal amarelo de alerta do retrocesso. E por fim dividir por dividir é o sinal vermelho do retrocesso levado as últimas consequencias sem qualquer respeito pelo advogado que deseja uma OAB cada vez melhor.

Anônimo disse...

Situação muito semelhante se viu por estes dias no Blog do Barata: logo após a postagem de uma matéria, seguem-se vários comentários para apoiar ou reforçar a idéia da matéria. Lá, os comentários, um logo a seguir ao outro, eram de apoio ao candidato Sergio Couto. Aqui, a coisa se repete, desta vez em apoio à chapa de Jarbas Vasconcelos. Como já identificado por outro comentarista, vários comentários sairam com poucos minutos de intervalo entre um e outro. Além do apoio à matéria, o estilo de escrita é também muito semehante nos comentários "em série". Neste caso, são repetidas várias vezes expressões como "parabéns", "somar esforços para progredir" etc. Percebe-se também que as pessoas que digitaram as mensagens são recorrentes em não dar espaçameto após vírgulas ou pontos. Será que, além da coincidência de estilo e de horário, todos ainda sofrem do mesmo defeito no momento de digitação ? Será que os artífices destas magníficas idéias não percebem que, constatada a tentativa de indução, o aparente volume de comentários perde totalmente a credibilidade ??
Senhores candidatos (e pessoal de apoio), respeitem a inteligência de seu público eleitor, senão daqui a pouco estarão distribuindo dentaduras ao eleitorado, no velho estilo de fazer política neste país.